Perguntas e Curiosidades Bíblicas

Perguntas e Curiosidades sobre os Livros de Esdras e Neemias

Por que Deus escolheu o rei Ciro da Pérsia? (Es 1.1-4)

O profeta Isaías falou sobre Ciro 200 anos antes de esse rei nascer (ver Isaías 44.28-45.13). Sabemos que Deus havia planejado pôr o rei Ciro a seu serviço havia muito tempo. Deus está no controle de tudo que acontece: simplesmente não existe surpresa para ele. Durante os 70 anos, Israel viveu como uma nação cativa, sob o domínio da Babilônia. Isso aconteceu entre 606 e 536 a.C. Ao fim desses 70 anos, a Pérsia conquistou a Babilônia. Então Deus induziu o rei Ciro a deixar o povo de Israel retornar para a sua própria terra. Ciro enviou um comunicado a todo o seu reino, anunciando que o Império Persa fora dado a ele por Deus. Ele também determinou que o povo de Deus levasse consigo todos os bens e recursos que precisassem para reconstruir o Templo em Jerusalém.

Como era o tratamento dos persas com o povo de Israel? (Es 4.1-6.12)

O tratamento que o povo de Israel recebeu dos persas foi um milagre. Os babilônios tinham tratado muito mal os israelitas, mas Ciro, o rei da Pérsia, mudou tudo quando ordenou que o povo de Deus fosse liberto. Entretanto, não foi fácil para os israelitas retornar da Babilônia para sua terra. Outros povos estavam vivendo ali desde a época em que os israelitas foram levados como prisioneiros. Os inimigos de Israel então escreveram uma carta aos persas, pedindo que os israelitas fossem contidos. Logo depois, o rei ordenou que eles interrompessem a reconstrução do Templo e da cidade. Mais tarde, porém, o rei Dario permitiu que as obras continuassem. Os profetas Ageu e Zacarias também incentivaram o povo a retornar os trabalhos. Lembre: ninguém pode impedir o que Deus decide fazer.

Qual era a missão de Esdras? (Es 7.28)

Por volta de 450 a.C., Artaxerxes tornou-se rei da Pérsia, depois dos reis Ciro, Dario e Xerxes (Assuero), que também são mencionados na Bíblia. No início, Artaxerxes proibiu as obras de reconstrução em Jerusalém (ver Es 4), mas depois enviou Esdras, o sacerdote, com a missão de organizar a adoração e o governo de Jerusalém e Judá. Esdras declarou: “Criei coragem” (7.28). Ele se sentiu assim porque o rei havia concordado com o seu pedido de conduzir os israelitas de volta à verdadeira adoração a Deus. Você também pode criar coragem, porque o grande Rei do universo está com você em seu desejo de levar seus amigos a conhecê-lo. O rei Artaxerxes era apenas um homem, mas o Senhor é o Rei dos reis. Para tornar realidade os seus planos, Deus pode controlar até as ações e a mente dos governantes deste mundo.

Quem foi Neemias e o que ele fez pela obra de Deus? (Ne 1.4-11)

Neemias foi um dos prisioneiros em Susã, capital da Pérsia, por volta de 450 a.C. Os judeus tinham retornado da Babilônia para Jerusalém havia quase 100 anos. Neemias ouviu dizer que as pessoas em Judá estavam sofrendo. Ouviu também que as muralhas e os portões de Jerusalém estavam em ruínas. Quando Neemias soube dessas coisas, começou a orar e chorar por causa do povo e da cidade. Pouco tempo depois, o rei Artaxerxes permitiu que Neemias votasse para Jerusalém a fim de restaurar as muralhas da cidade. Nós só podemos fazer parte da obra de Deus quando nos interessamos, de fato, pelos planos dele. Neste exato momento, Deus quer nos ajudar a construir um reino que será eterno. Um dia, o rei Jesus virá para governar esse reino. Você vai orar como Neemias? Você será um edificador do reino de Deus?

Por que foi importante a leitura das Escrituras para o povo de Israel? (Ne 8.1-8)

Neemias terminou a sua tarefa de reconstruir as muralhas de Jerusalém e, então, realizou um censo do povo. Por fim, todas as pessoas se reuniram na praça da cidade para ouvir Esdras ler a Palavra de Deus. Esdras lia as Escrituras e outros ajudavam o povo a entender o que elas diziam. Deus quer que leiamos a sua Palavra e peçamos ajuda a ele para entender o que ela diz. Não temos apenas os professores para nos ajudar a entender a Palavra de Deus. Temos também o Espírito Santo que Jesus nos prometeu. Ele disse que o Espírito Santo nos conduzirá à verdade. Portanto, você jamais deve se sentir sozinho com relação à compreensão das Escrituras. O próprio Deus, o Espírito Santo, é o seu auxiliador. Ele prometeu lhe dar entendimento a respeito da sua Palavra. Sempre que você ler a Bíblia, ouça como se as palavras estivessem sendo ditas a você por intermédio do Espírito Santo. Deus lhe ensinará o que ele quer que você aprenda.

Por que é importante fazer promessa a Deus? (Ne 10.28-31)

Deus cumpriu a sua promessa de trazer de volta à Terra Prometida o povo de Israel, cativo na Babilônia. Então, Esdras leu as Escrituras para eles. Quando ouviram a Palavra de Deus, perceberam que havia sido Deus quem os libertara e prometeram viver somente para Deus. Quando uma pessoa lhe faz um grande favor, você fica agradecido? Deseja demonstrar a ela como está grato por esse favor? Pessoas ingratas, geralmente, também são pessoas muito infelizes. Com frequência, você ouve que Deus enviou o seu Filho, Jesus, para morrer por seus pecados e lhe dar a vida eterna. Se você acredita nessa promessa, então, sabe que tem o presente da vida eterna. Esse é o grande favor de Deus para você. Logo, faz sentido dedicar a vida a Deus. Ele quer usar você para demonstrar a sua bondade e misericórdia para com as outras pessoas. Você tem dedicado à sua vida a Deus?

Qual a importância de entregar o dízimo a Deus? (Ne 13.12)

A palavra dízimo significa “décima parte”. Deus ordenou ao seu povo que lhe devolvesse a décima parte de sua renda. Será que havia pessoas passando fome no mundo se os cristãos de todos os lugares entregassem apenas a décima parte de sua renda a Deus? O Senhor quis dizer que aquilo que entregamos a ele deveria ser empregado para pregar o evangelho e para ajudar os pobres. Basta agirmos como cristãos e as pessoas ouvirão o evangelho. Como age um cristão? Um cristão se importa com as pessoas necessitadas. Deus fica irado quando encontramos um necessitado e dizemos: “Deus o abençoe”, e não fazemos nada por ele. Deus não apenas disse belas palavras para nós; ele fez o que de melhor poderia quando enviou o seu único Filho.

Por que era importante a purificação do Templo? (Ne 13.30)

A purificação do templo feita por Deus é uma lembrança a todos os cristãos de que devemos viver uma vida pura. Mas ouve falar bastante sobre “fazer o que você quiser”. Isso, com frequência, significa fazer coisas impuras. Que sentido teria entrar numa casa onde há todos os tipos de doenças? Você logo ficaria doente e, se permanecesse lá, morreria. Deus diz: “Pois o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Você pode perceber que viver uma vida pura faz todo o sentido. As pessoas que levam vidas impuras adquirem doenças terríveis que destroem elas mesmas e outras pessoas também. Essas pessoas não apenas ficam doentes como, geralmente, param de ouvir a Deus. Sem Deus, elas vivem na miséria, a qual pode durar para sempre. Essa miséria chama-se inferno. Ninguém em sã consciência quer ir para o inferno. No entanto, Satanás cega muitas pessoas e elas param de se preocupar com o que lhes acontecerá quando morrem. Por favor, preocupe-se com a sua vida. Mantenha-se puro para Deus!

O que é Urim e o Tumim? (Es 2.63)

Pedras comuns ou pedras preciosas que o sumo sacerdote usava para saber a vontade de Deus.

Quem eram os povos pagãos? (Es 10.2)

Povo que adorava falsos deuses ou que dava mais importância às coisas materiais, ao prazer físico e ao mundo presente do que às coisas de Deus.

O que era a festa de Purim?

A palavra hebraica purim vem da palavra pur, que significa “sorte”. “Lançar a sorte” para ajudar a tomar decisões era como jogar os dados hoje. Hamã tinha lançado a sorte para decidir o dia em que todos os judeus seriam assassinados (Ester 3.7). A festa de Purim comemora o trabalho de Ester de salvar os judeus.

Como era a jornada de trabalho nos tempos bíblicos?

A proibição de trabalhar no sábado era uma obrigação religiosa, não uma providência imposta por um patrão ou um governo. Um homem podia ser executado por “catar lenha no sábado” (Nm 15.32-36). Neemias não impôs um castigo tão severo, porém, tentou interromper a rotina de trabalho diário no sétimo dia da semana. No contexto do Antigo Testamento, trabalhar no sétimo dia o tornava “profano”, pois o deixava igual aos outros dias (Ne 13.17-18).

Qual a importância da astrologia nos tempos bíblicos?

As estrelas geralmente se agrupam em constelações nomeadas conforme algumas figuras mitológicas (Jó 9.9). Órion, na mitologia grega, é um grande caçador e, no céu, a constelação de Órion pode ser reconhecida por três estrelas brilhantes, uma atrás da outra, chamadas também de Três-Marias. As Plêiades, popularmente conhecidas como Sete-Estrelo ou Sete-Cabrinhas, são um agrupamento de sete estrelas. Seis estrelas podem ser vistas a olho nu; no entanto, de acordo com a tradição, existem sete. As estrelas que formam esse aglomerado são nomeadas segundo a sua distância e a sua beleza natural.

Por que roubar uma ovelha era um crime grave?

Em uma sociedade agrícola e pastoril, roubar uma ovelha de alguém ou confiscar a terra do outro, alterando os limites que demarcam o território, é um crime muito sério. As demarcações foram colocadas para estabelecer a separação dos campos e territórios. A terra em Israel devia ser, continuamente, mantida por cada família como um usufruto concedido por Deus. Remover as demarcações violava essa confiança.

Qual foi o primeiro metal a ser descoberto na época bíblica?

Desde os tempos antigos, as pessoas escavam minas à procura de metais e pedras preciosas. Os primeiros metais a serem descobertos e utilizados foram o ouro, a prata, o ferro e o cobre. Todos foram gerados naturalmente pela terra. Tanto os metais quanto os minérios eram objetos de exploração nos lugares mais profundos da terra (Jó 28.1-5). Os gregos acendiam fogueiras em suas minas para criar uma corrente de ar para os escavadores.

Texto: Bíblia das Descobertas

Veja também Perguntas Bíblicas baseado nos Livros de Reis e Crônicas.

 

 

Comentários desativados em Perguntas e Curiosidades sobre os Livros de Esdras e Neemias