Personagens Bíblicos

Quem foram os Personagens Bíblicos do Livro do Gênesis?

Quem é Deus?

É aquele que lhe deu a vida. Ele sempre existiu, sem ter começo e nem fim. Todas as coisas foram feitas por ele. Ele pôs o sol, a lua e as estrelas em seus lugares e fez com que os planetas começassem a girar.

Todas as coisas pertencem a Deus porque ele é o Criador de tudo o que vive no céu e na terra. À medida que você for lendo este livro, descobrirá a verdade sobre Deus, sobre a sua Palavra e sobre você mesmo. Você descobrirá, por exemplo, que o pecado foi o acontecimento mais fatídico na história do homem. As pessoas deram as costas para o amor e a amizade de Deus, o seu Criador.

Entretanto, o que Deus gostaria que você apreendesse, acima de tudo, é que ele continua amando tudo o que criou no universo. Sim, Deus até enviou o seu próprio filho para morrer, a fim de que você e ele possam ser amigos para sempre.

Quem foram Adão e Eva?

Esse é o nome do primeiro homem, que significa “terra”, porque foi justamente dos elementos da terra que Deus formou Adão. Sua mulher chamava-se Eva, que significa “doadora de vida”, porque ela foi mãe de todas as pessoas.

Adão e Eva eram muitos felizes no jardim que Deus fez para eles. O mundo deles era como um parque imenso, onde tudo o que havia era bom. O perfume das rosas e dos lírios enchia continuamente o ar. Até mesmo os fortes leões brincavam gentilmente com as flores, e os seus filhotes comiam das mãos de Eva.

Agora, o melhor de tudo: frequentemente, o próprio Deus visitava Adão e Eva à tardinha para caminhar e conversar com eles. Deus os ensinou como viver no mundo criado por ele. Porém, um dia, tudo deu errado. Se eles apenas tivessem escutado seu amigo, o Senhor, tudo teria sido deferente. Mas em vez disso, eles obedeceram a Satanás, seu inimigo. Não podiam mais voltar àqueles bons tempos com Deus, como antes.

Quem foi Noé na Bíblia?

 Talvez você já tenha visto ilustrações divertidas de Noé e a arca. Bem, de modo algum Noé acharia tais ilustrações engraçadas! Ele tentou avisar a todos que Deus enviaria um dilúvio, mas as pessoas riam e diziam que Noé não estava regulando bem de cabeça.

Então Noé construiu a arca como Deus lhe havia ordenado, até que, um dia, animais de todos os tipos começaram a correr para dentro dela. Depois que Noé e sua família entraram na arca, tudo começou a acontecer – uma chuva apavorante caiu e as fontes subterrâneas romperam. Você precisava ouvir o bater do vento e o resolver das águas! Noé jamais esqueceria dos gritos horríveis das pessoas se afogando. A família de Noé, entretanto, foi salva, e a arca parou em cima do monte Ararate, na Turquia. Então, eles voltaram a desfrutar da vida que haviam tido antes do dilúvio.

Quem foi Abraão na Bíblia?

Deus mudou o nome de Abrão, que significa “pai exaltado”, para Abraão, que significa “pai de uma multidão”. Ele viveu dois mil anos antes de Jesus nascer. O mais importante a lembrar é que Deus fez algumas de suas maiores promessas a Abrão. Essas promessas são tão válidas hoje quando foram no próprio tempo de Abraão.

Deus prometeu guiar Abraão a uma nova terra que pertenceria ao seu povo para sempre. E foi exatamente o que Deus fez! O povo de Abraão, os hebreus, até hoje vive naquela região. Entretanto, não foi só isso. Deus também prometeu a Abraão um poderoso descendente, que um dia nos salvaria de nossos pecados. Você talvez já tenha ouvido falar a seu respeito. O nome dele é Jesus.

Quem foi a mulher de Ló?

 A história da mulher de Ló é uma das mais tristes da Bíblia. Ela e seu marido viviam em Sodoma, umas das cidades mais perversas de seu tempo. Deus tentou salvar Sodoma e a sua vizinha, Gomorra, mas nada foi capaz de persuadir o povo a mudar de atitude. Então Deus decidiu destruir as duas cidades. Deus ordenou à família de Ló que saísse imediatamente da cidade. Ele enviou até dois anjos para alertá-los a fim de que se apressassem e não perdessem tempo olhando para trás.

De repente, fogo e enxofre caíram dos céus, e a esposa de Ló virou-se e olhou para aquela tempestade terrível. Ela se transformou instantaneamente numa estátua, uma grande pedra de sal. Ouça o alerta de Jesus: “Lembrem da mulher de Ló. A pessoa que procura seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira” (Lc17.32-33). Em certos momentos, temos de escolher entre Deus e as coisas.

Quem foi Sara na Bíblia?

O nome Sara significa “princesa”. Ela foi a primeira esposa de Abraão e a mãe de Isaque. Sua história é um exemplo para todos os homens de como devem prometer ser honestos com suas mulheres quando se casarem. Abraão nem sempre foi honesto com Sara. Por duas vezes ele fingiu que ela era apenas sua irmã, e tanto o rei do Egito como o rei de Gerar quase se encrencaram bastante por causa da mentira de Abraão.

Em alguns momentos Sara também fez o que era errado, como, por exemplo, quando expulsou de sua casa sua serva Agar e o filho dela, Ismael. Embora Deus a tenha perdoado, ela sempre se lamentou pelo que havia feito. O Senhor se importava com Agar e Ismael apesar da falta de amor de Sara (Gn 17.20).

Quem foi Isaque na Bíblia?

O nome Isaque significa “riso. Conforme Isaque e seu pai subiam juntos ao monte, Abraão disse a Isaque que eles estavam indo fazer um sacrifício a Deus. Oferecer sacrifícios era o costume naqueles dias. Mas Isaque estava confuso porque eles não tinham um animal para sacrificar. Quando Isaque perguntou a seu pai sobre isso, Abraão apenas o olhou triste e disse que Deus providenciaria “um carneirinho para o sacrifício” (Gn22.7).

De repente, Abraão pega Isaque e o amarra sobre o altar. Enquanto Isaque ainda tentava entender o que estava acontecendo, ouviu a voz de Deus bradando: “Abraão, Abraão!…Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal” (Gn22.11-12). Anos depois, Isaque descobriu que aquele acontecimento tinha como objetivo mostrar que o próprio Deus sacrificaria o seu filho pelos nossos pecados, dois mil anos depois.

Quem foi Rebeca na Bíblia?

O pai e o irmão de Rebeca, Betuel e Labão, haviam lhe contado sobre o tio Abraão que tinha ido viver em Canaã. Abraão e sua esposa Sara tiveram um filho chamado Isaque. Certo dia, um empregado de Abraão foi visitar a família de Rebeca na Mesopotâmia, lugar onde Abraão também tinha crescido. Rebeca estava a caminho do poço, e o empregado de Abraão estava lá com seus camelos. Quando ele pediu a Rebeca que lhe desse de beber da água que tinha retirado do poço, ela se ofereceu para tirar água para os camelos dele também. Então o homem fez algo incomum – ele deu a Rebeca uma joia e agradeceu a Deus por ter encontrado uma esposa para Isaque. Rebeca ficou sem palavras! Mais tarde, tanto Betuel quanto Labão concordaram que as ações do empregado de Abraão foram direcionadas pelo Senhor; assim, Rebeca se tornou a noiva de Isaque.

Quem foi Jacó na Bíblia?

O nome Jacó significa “usurpador”. Um usurpador é alguém que se apodera da posição de outra pessoa. Sendo Esaú o irmão mais velho de Jacó, ele era o herdeiro legal das posses de Isaque. Mas quando Isaque ficou velho e cego, Jacó o enganou, fazendo-o acreditar que ele era Esaú. Assim, Isaque deu a Jacó o que pertencia a Esaú. Tempos depois, Jacó encontrou-se com “um homem que lutou com ele até o dia amanhecer” (Gn32.24). Aquele homem era, na verdade, o próprio Senhor, que apareceu a Jacó na forma humana. Ele deu a Jacó um novo nome e um novo coração. Seu novo nome, Israel, significa “príncipe com Deus”. Mesmo Jacó sendo indigno, Deus, em sua bondade, concedeu-lhe a honra de ser o pai da grande nação de Israel.

O Senhor está pronto para lhe dar também um novo coração a fim de que você comece a aprender mais sobre ele. À medida que for aprendendo, você se tornará um príncipe ou uma princesa de Deus.

Quem foi José na Bíblia?

Você precisava ter visto os irmãos de José quando ele lhes revelou quem, de fato, ele era. Ele disse: “Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito” (Gn45.4). Por um longo tempo eles não reconheceram José, vestido com trajes oficiais egípcios.

Anos antes, os irmãos de José tinham dito a Jacó que seu filho estava morto. Mas, durante todo aquele tempo em que José esteve no Egito, Deus o havia colocado em cargos cada vez mais altos no governo do rei do Egito. José havia armazenado grãos suficientes para enfrentar sete anos de fome. Assim, quando seu pai e seus irmãos ficaram com fome, José pôde lhes dar alimento. Além disso, o Faraó permitiu que a família de José fosse viver no Egito.

Não foi lindo o que Deus fez pelos irmãos de José? Eles tiveram a intenção de prejudicar aquele irmão, mas Deus o usou para ajudá-los. É assim que Jesus nos ama. Nossos pecados o levaram à morte, mas ele nos deu vida que nunca terá fim.

O que Adão e Eva aprenderam no Jardim do Edén?

A princípio, Adão e Eva estavam inconsoláveis demais para entender tudo o que tinha acontecido. Eles eram muito felizes no jardim, onde Deus os visitava todos os dias. De repente, tudo mudou. O céu estava coberto por nuvens escuras e a luz do sol do amor de seu Pai havia sido encoberta.

Se eles apenas tivessem escutado seu amigo, o Senhor, tudo teria sido diferente. Mas, em vez disso, eles obedeceram a Satanás, seu inimigo. Não podiam mais voltar àqueles bons tempos com Deus, como antes. Entretanto, passado aquele momento, eles realmente se arrependeram do que aconteceu, e o Pai lhes perdoou. Então eles creram na promessa de que Deus lhes daria um novo começo e foi isso o que aprenderam!

A partir de então eles falavam com Deus sobre tudo que planejavam fazer em sua vida.

O que Caim irmão de Abel aprendeu?

Caim tinha inveja de seu irmão, Abel. Abel sempre parecia fazer tudo certo. Mas não importava o que fizesse, Caim parecia estar sempre errado. Quando Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a de Caim, foi o fim! Caim ficava se perguntando o que havia de tão especial sobre a oferta de Abel. Certo dia, Caim pegou uma pedra e nocauteou Abel. Ele nunca tinha visto alguém morto antes, e quando viu, e quando viu que Abel não se movia, teve medo. Abel não se moveu mais nunca mais.

Foi então que Deus falou com Caim. Ele estava desolado, sentindo remorso e culpa. Então percebeu que durante toda a sua vida Abel havia dado a Deus o que tinha de melhor, enquanto ele, Caim, havia dado ao Senhor apenas as suas sobras.

O que Ló aprendeu com seu tio Abraão?

A generosidade de Abraão ajudou a despertar a ganância de seu sobrinho Ló. Leia Gênesis 13 como Abraão permitiu que Ló ficasse com a melhor parte da terra. Ló pensou, então, que havia feito algo brilhante naquele dia. Um tempo depois, Ló descobriu que as coisas nem sempre são tão boas quanto parecem. As pessoas daquelas cidades onde Ló viviam eram tão ímpias que Deus teve de destruí-las. Até mesmo a esposa de Ló sofreu punição ao ser transformada numa estátua de sal.

Assim que Ló teve tempo de refletir sobre o ocorrido, ele concluiu que era preciso analisar bem as coisas antes de tomar uma decisão. Abraão não era um homem egoísta. Ló pediu ao Senhor para transformá-lo, para que ele fosse parecido com seu tio Abraão. Ele apenas desejava confiar em Deus com todo o seu ser.

O que Sara aprendeu ao ser mãe na velhice?

Quando Deus prometeu a Abraão e Sara um filho, ela riu da ideia. Eles eram muito velhos para ter filhos. Mas o Senhor fez Sara se envergonhar quando perguntou a ela: “Será que para o Senhor há alguma coisa impossível”? (Gn8.14). É claro, Sara acreditava que Deus podia fazer quase tudo. Afinal, ele era Deus. Porém, o mais importante era que Sara não acreditava que Deus podia fazer alguma coisa por ela! O que importa é crer que Deus pode fazer grandes coisas por você. O Senhor fez Sara dar risada novamente quando ele deu Isaque para Abraão e Sara. Só que desta vez ela riu de alegria. Sara nunca mais duvidaria das promessas de Deus para ela.

O que os irmãos de José aprenderam depois que ele se tornou o governador do Egito?

Os irmãos de José seriam para sempre agradecidos a Deus por seu irmão Rúben, pois ele não deixou que matassem o irmão caçula, José, embora tivesse permitido que o vendessem para alguns negociantes (Gn 37). Eles tiveram inveja de José. O ódio deles aumentou quando José contou-lhes o seu sonho, do qual se podia interpretar que José seria um homem importante e todos teriam de se curvar diante dele.

Anos depois, houve uma grande fome, e a família de Jacó estava faminta. Quando os irmãos de José souberam que havia comida no Egito, foram até lá para comprar um pouco. Você consegue imaginar o quanto eles ficaram aterrorizados quando descobriram que o homem importante que encontraram no Egito era José? Naturalmente, pensaram que José estaria zangado. Contudo, José lhes perdoou, e eles aprenderam naquele dia sobre o maravilhoso amor de Deus. O Senhor usou até mesmo a crueldade com que eles trataram José para salvar toda a família.

Texto: Bíblia das Descobertas 

 

 

 

Comentários desativados em Quem foram os Personagens Bíblicos do Livro do Gênesis?