Personagens Bíblicos

Quem foram os 12 Profetas Menores da Bíblia?

Os Profetas Menores viveram entre os séculos 9 e 5 a.C. em diferentes reinos, impérios e circunstâncias sociais e políticas. Alguns viveram em meio à prosperidade, enquanto outros em meio à calamidade, ruína, pobreza, indignação, perplexidade e sofrimento. Alguns tomaram conhecimento de questões internacionais; já outros estavam bem dentro dos limites de seu próprio povo. Nenhum deles teve muitos seguidores ou foi popular. Alguns foram ouvidos e acatados, enquanto outros completamente rejeitados. Alguém até poderia dizer que, não fosse o fato de estarem dentro da Bíblia próximos a tantos livros mais populares e difundidos como a Lei, os Salmos e os evangelhos, eles já teriam desaparecido.

  1. Profeta Oseias.

O nome Oseias significa “salvação”. Ele foi profeta na mesma época em que o profeta Isaías viveu. Você pode notar que os mesmos reis reinavam em Judá quando Oseias e Isaías foram profetas (Veja Isaías 1.1). Isaías foi um grande pregador no Reino Sul, em Judá. Já Oseias pregou no Reino do Norte, em Israel, pouco antes de o exército assírio conquistá-lo, em 722 a.C.

As pessoas com frequência ficam intrigadas com a postura do profeta Oseias, pelo fato de ele ter se casado com uma mulher prostituta. Mas Deus perdoou essa mulher e Oseias a amou. Deus também ama você, do mesmo jeito. Ele perdoa os seus pecados porque Jesus morreu por você.

Oseias sabia as dificuldades que Israel experimentaria em breve quando o exército assírio viesse. Mas Oseias também ficou agradecido a Deus por sua promessa de trazer de volta a nação um dia.

  1. Profeta Joel.

O nome Joel significa “o Senhor é Deus”. As pessoas se lembram dele porque ele falou sobre a vinda do Espírito Santo centenas de anos antes de isso acontecer. Você pode ler sobre esse grande acontecimento em Atos 2, no Novo Testamento.

O livro de Joel também descreve o futuro julgamento de Deus, o qual ele chama de “o Dia do SENHOR”. Nós sempre devemos estar preparados por esse grande “Dia”, quando Deus reunirá todas as nações para que elas sejam julgadas. Ele julgará cada um de acordo com o que tiver feito. Veja Ap 20.12.

Você pode escapar do julgamento de Deus se arrependendo dos seus pecados e se voltando para Jesus. Apesar de ele não ser mencionado pelo nome no AT, Jesus era o Salvador das pessoas daquela época também.

  1. Profeta Amós.

Por incrível que pareça, Amós nem sempre foi um profeta, e ninguém da família dele era profeta. Ele era um fazendeiro. Mesmo assim, Deus chamou Amós para deixar a sua casa no Reino Sul, Judá, para ser profeta no Reino Norte.

As pessoas não gostavam muito de Amós. Ele alertava os ricos quanto ao fato de eles estarem provocando a ira de Deus ao enganarem os pobres com impostos caros. Alguns líderes religiosos reclamavam sobre as palavras duras de Amós, mas ele tinha de ser um bom “carregador de fardos”, que é o significado do seu nome. Ele tinha de carregar o fardo da mensagem de Deus.

As pessoas não o ouviram. Por isso, o exército da Assíria veio e conquistou o Reino do Norte.

  1. Profeta Obadias.

O livro de Obadias é o mais curto do AT. Esse nome significa “servo do Senhor”.

Em Gênesis 27, você pode ler sobre como Jacó e Esaú se tornaram inimigos. Quando Deus escolheu Jacó para ser pai de Israel, Esaú foi morar em uma terra ao sul de Israel, que se tornou conhecida como Edom, outro nome para Esaú.

A profecia de Obadias é contra as pessoas de Edom porque elas perseguiam Israel. Em sua profecia, ele lhes disse que Deus as destruiria, apesar de se sentirem seguras em sua fortaleza nas montanhas. Os livros de História nos contam que o povo de Edom foi forçado a deixar o seu lugar elevado, nas montanhas, porque os comerciantes não levavam mais alimento para sua cidade.

  1. Profeta Jonas.

Jonas foi o incrível profeta que foi engolido vivo por um peixe muito grande e viveu para contar a história. Mas Deus tinha uma razão muito mais importante para colocar o livro de Jonas na Bíblia. Um dia, Deus ordenou a Jonas que ele avisasse aos perversos cidadãos de Nínive que aquela cidade seria destruída.

A princípio, Jonas, não queria levar a mensagem de Deus àquelas pessoas e tentou fugir. Ele pegou um barco e partiu na direção contrária de Nínive. O Senhor, porém, enviou uma terrível tempestade sobre o mar e o barco em que Jonas estava quase afundou. Você pode ler no cap. 1 todas as coisas aterrorizantes que levaram o profeta a obedecer a Deus. O profeta finalmente decidiu pregar às pessoas da cidade de Nínive.

Para surpresa do pregador, o povo abandonou os seus pecados e aceitou a mensagem de Deus. Por isso, o Senhor não destruiu Nínive.

  1. Profeta Miqueias.

O nome Miqueias significa “Quem é como Javé?”. Muitas pessoas conhecem as profecias de Miqueias porque, como Isaías, ele falou a respeito do nascimento de Jesus, que veio a acontecer somente 700 anos depois. Veja Miqueias 5.2 e depois Isaías 9.6.

Como Amós, que foi profeta no Reino do Norte, Miqueias advertiu os ricos sobre as suas atitudes no Reino do Sul. Deus queria que todos morassem em Israel sem terem de pagar pela moradia, porém, os ricos proprietários de terra eram cruéis com as pessoas cuja terra havia sido roubada. Também, alguns comerciantes estavam enganando as pessoas e subornando os líderes.

No entanto, Miqueias estava feliz em poder anunciar ao seu povo a promessa de Deus de acabar com todos os pecados um dia.

  1. Profeta Naum.

O nome Naum significa “compassivo”. Este pequeno livro deve ser lido juntamente com a profecia de Jonas, pois ambos os livros tratam a respeito da cidade de Nínive.

Jonas foi enviado para pregar o evangelho em Nínive, aproximadamente 760 anos a.C., e, para surpresa de Jonas, as pessoas acreditaram na sua mensagem e se arrependeram. Porque as pessoas se voltaram a Deus, Nínive não foi destruída naquela época.

Anos mais tarde, Naum outra vez alertou que Nínive seria destruída, porém, as pessoas não deram ouvidos à sua advertência. Assim, este livro descreve como Nínive foi destruída durante uma terrível batalha de rua. Você quase pode ouvir o ruído dos cascos dos cavalos, enxergar o brilho das lanças e sentir o cheiro de fumaça da cidade em chamas!

Aproximadamente cem anos antes, o exército assírio tinha conquistado o Reino do Norte de Israel. No entanto, agora, Nínive, a capital da Assíria, estava destruída.

  1. Profeta Habacuque.

Habacuque escreveu este livro para contar a você como ele esperou até que Deus respondesse às suas perguntas difíceis. O nome Habacuque quer dizer “abraçado por Deus”.

Habacuque queria que o Senhor lhe dissesse por que ele estava permitindo tantos crimes naquela terra. No entanto, Deus disse a Habacuque que só estava dando um tempo para as pessoas mudarem de vida. Se não mudassem, ele enviaria inimigos contra elas. Habacuque ficou triste porque não conseguia acreditar que o Senhor destruiria as cidades. Então, esperou pela resposta do Senhor, como um homem que vigia a paisagem de uma torre.

Deus mostrou a Habacuque que ele podia confiar no fato de que o Senhor sempre faz o que é certo. Ele castigou as pessoas porque mereceram, porém, mais tarde, ajudou-as a construir as suas cidades novamente. Então, Habacuque aprendeu a se alegrar em Deus, o seu Salvador.

  1. Profeta Sofonias.

O nome Sofonias significa “O Senhor escondeu”. Deus esconde algumas coisas de nós até que estejamos prontos para entendê-las. Sofonias pregou essa mensagem ao seu povo durante o reino do bom rei Josias, cerca de 640 a.C. Jeremias também foi profeta nessa época.

Sofonias falou com muita dureza ao seu povo, usando palavras fortes para descrever o futuro julgamento de Deus sobre eles e os seus vizinhos. O “grande Dia do SENHOR” seria escuro e sombrio. Sofonias descreveu o Senhor revistando Jerusalém com lamparinas para revelar os pecados e, após terem sido prisioneiras em um país estrangeiro por um tempo, as traria de volta para a terra de onde foram levadas.

  1. Profeta Ageu.

O nome Ageu significa “minha festa”, levanta a hipótese de que seu nascimento ocorreu durante um festival de Israel, ou talvez relacione seu nome com sua mensagem, antecipando o restabelecimento de grandes festas de Israel no templo restaurado. Nada se sabe sobre a sua genealogia.

Ageu motiva os líderes (Zorobabel e Josué) e o povo de Deus a considerar suas circunstâncias econômica e espiritual atuais, e a renovar seus esforços para completar a obra de restauração do templo.

Ageu é um livro relevante e eterno sobre a necessidade de se colocar a obra de Deus em primeiro lugar na vida.

  1. Profeta Zacarias.

Zacarias serviu como profeta em Judá com Ageu, quando o povo deixou de ser prisioneiro na Babilônia. O nome Zacarias significa “O Senhor lembra”. O Senhor realmente se lembrou das suas promessas para com o seu povo quando o levou de volta para casa, para a terra de onde eles haviam sido levados, mais de 500 anos a.C.

Zacarias fala sobre Jesus oito vezes em seu livro. Em Zacarias 9.9, ele conta como Jesus entraria em Jerusalém, semelhante a um homem pobre, montado em um jumento. Você pode ler como isso de fato aconteceu em Mateus 21.5, no NT.

Em Zacarias 12.10, você também pode ler sobre como o povo se arrependeria, um dia, por ter crucificado o Messias, o Senhor Jesus Cristo.

  1. Profeta Malaquias.

Malaquias teve honra de ser profeta que encerrou o AT. O nome Malaquias significa “o meu mensageiro”. Depois da profecia de Malaquias, Deus não falou mais com o seu povo até João Batista batizar Jesus no rio Jordão (veja Mt 3), o que aconteceu 400 anos mais tarde.

Malaquias alertou o povo de Israel quanto ao assunto roubar a Deus. Isso quer dizer que eles não estavam sustentando a Casa de Deus com seus dízimos. O “dízimo” é a décima parte do dinheiro que você recebe. Essa décima parte pertence ao Senhor e deve ser empregada na grande obra do evangelho.

Mais do que tudo, Malaquias teve a grande alegria de profetizar ao seu povo sobre a vinda de Jesus. E referiu-se ao Senhor como “o sol, trazendo vida nos seus raios” (4.2), que se levantaria e sararia o povo de todos os seus pecados.

Introdução Fonte: Ministérios Pão Diário.

Artigo da Bíblia das Descobertas e da Bíblia de estudo NAA.

Leia também: Quem foram os 4 Profetas Maiores da Bíblia

 

 

 

 

 

 

 

Comentários desativados em Quem foram os 12 Profetas Menores da Bíblia?