Personagens Bíblicos

Quem foi Timóteo na Bíblia?

Timóteo era natural de Listra, na Ásia Menor (At 16.1), sendo sua mãe Eunice, judia e seu pai, grego, e tendo como avó Loide (2Tm 1.5), além de ser filho na fé do apóstolo Paulo (1Tm 1.2). O nome Timóteo significa “honrado por Deus”. Timóteo também teve a honra de ser amigo do apóstolo Paulo, que chegou a se referir a ele como o seu “querido e fiel filho no Senhor” (1 Co 4.17). No ano 49 da nossa era, juntou-se ao Grande Pregoeiro dos Gentios em sua segunda viagem missionária (At 16.3), com resultados positivos no tocante à expansão do Evangelho naquele tempo.

Após se encontrar com Paulo, durante a sua segunda viagem missionária, Timóteo viajou com ele. Paulo teve de deixar Tessalônica quando o acusaram de traição contra o imperador de Roma. Então, Timóteo foi àquela cidade e ajudou a fortalecer a fé dos cristãos de lá. Ele também ajudou Paulo em seu ministério difícil em Corinto.

Durante a primeira prisão de Paulo em Roma, Timóteo pôde estar presente e ajudá-lo. Mas, na segunda vez, Paulo foi preso por traição contra o cruel imperador Nero e foi condenado à morte. Antes de ser morto, ele escreveu outra carta maravilhosa a Timóteo.

Timóteo foi indicado por Deus (1Tm 1.18), em separado pelos presbíteros e Paulo (1Tm 4.14; 2Tm 1.6). Esteve lado a lado como o Apóstolo, auxiliando-o no trabalho de propagação das Boas Novas do Reino em várias cidades da Ásia e Grécia, como Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e tendo demorado por algum tempo nesta cidade, até ser chamado por Paulo e Atenas (At 17.14-15).

Posteriormente, foi enviado pelo Doutor dos Gentios de volta à Tessalônica (1Ts 3.1-2). Ao regressar a Atenas, soubera da ida do Apóstolo para Corinto (At 18.5; 1 Ts 3.6). Cooperou com o ex-Saulo de Tarso ajudando-o a escrever as Cartas aos Tessalonicenses (1 Ts 1.1; 2 Ts 1.1).

Algum tempo depois, o Apóstolo Paulo envia Timóteo, de Éfeso para Corinto (1 Co 4.17), no intuito de manter acesa a chama da fé no coração dos crentes daquela congregação, composta por pessoas não muito convertidas. Em seguida, Timóteo viaja à Macedônia e lá encontra-se com Paulo, a quem auxilia na redação da Segunda Epístola aos Coríntios (At 19.22; 2 Co 1.1). “Acompanhou Paulo até certo ponto na viagem a Jerusalém” (At 20.4). Se acompanhou o Apóstolo em todo o trajeto até Jerusalém e Roma, não está declarado, mas aparece com Paulo nesta última cidade (Fp 1.1, 2.19-22, Cl 1.1, Fm 1).

Mais adiante, está em Éfeso onde recebe esta epístola: “Procura vir me encontrar o mais depressa possível” (2Tm 4.9). Não encontramos nenhum registro histórico provando que Timóteo tenha chegado a Roma antes da execução do apóstolo São Paulo, embora a Epístola aos Hebreus faça referência à sua prisão por essa época, ao declarar: “Sabei que o nosso irmão Timóteo foi libertado. Se vier logo, irei ver-vos juntamente com ele” (Hb 13.23). Timóteo era tímido e muito reservado. Portava-se coerentemente em tudo o que fazia, sendo o oposto de Tito, que era capaz de lidar com qualquer situação.

Fisicamente, Timóteo era de compleição frágil, tendo sido recomendado por Paulo na Primeira Epístola a se precaver: “Não continues a beber somente água. Toma um pouco de vinho por causa de teu estômago e de tuas frequentes fraquezas” (1 Tm 5.23). Tanto Timóteo como Lucas foram durante muitos anos dois fiéis companheiros do apóstolo Paulo, sendo ambos testemunhas oculares dos sofrimentos do Grande Pregador do Evangelho nas prisões romanas.

Timóteo era tido por Paulo como um filho muito querido, amado paternalmente a ponto de, sem ele, sentir-se desolado. Diz a tradição que, depois da morte de Paulo, esteve a cargo de Timóteo cuidar da igreja de Éfeso, e que sofreu o martírio ao tempo de Nerva, ou Domiciano. Neste caso, teria sido cooperador do apóstolo João.

 

Artigo do Livro “Os Grandes Mártires do Cristianismo”.

Leia também: Quem foram os 12 Profetas Menores da Bíblia

 

 

 

 

 

 

Comentários desativados em Quem foi Timóteo na Bíblia?