Perguntas e Curiosidades Bíblicas

Perguntas e Curiosidades sobre o Livro de Salmos – Parte 1

O que é o Livro de Salmos?

O Livro de Salmos é o livro mais volumoso da Bíblia. Existem 150 salmos. O rei Davi escreveu 73 deles. A família de Asafe escreveu 12; os filhos de Corá escreveram 11; Salomão escreveu os Salmos 72 e 127; Hemã escreveu o Salmo 88; Etã escreveu o Salmo 89; e Moisés escreveu o Salmo 90. Nós não conhecemos os autores de 49 salmos. Asafe, Corá, Hemã e Etã eram responsáveis pela música para a adoração no Templo na época dos reis Davi e Salomão.

Os salmos foram escritos para expressar uma adoração profunda a Deus e eram destinados a ser cantados. O Salmo 90 foi escrito por Moisés, cerca de 1400 a.C. É o salmo mais antigo. O Salmo 137 é o mais novo e foi escrito durante o cativeiro de Israel, na Babilônia, entre os anos 606 e 538 a.C.

O Livro de Salmos é dividido em cinco livros menores: (1) Salmos 1- 41; (2) Salmos 42 -72; (3) Salmos 73 – 89; (4) Salmos 90 -106; (5) Salmos 107 – 150.

Quem escreveu o salmo 2 e o que fala?

Quem escreveu esse salmo maravilhoso foi o rei Davi e fala sobre a vinda do Filho de Deus. Quando escreve “O SENHOR me disse: ‘Você é meu filho…’” (Salmo 2.7), ele está se referindo a Jesus, que nasceria mil anos mais tarde. Depois Davi fala como Deus, o Pai, e promete dar as nações do mundo ao seu grandioso Filho. Por último, ele diz que nós devemos colocar a nossa confiança no Filho de Deus.

Confiar em Jesus significa depender dele para tudo. Você deixa de contar com os outros ou com você mesmo para se salvar de todas as consequências ruins do pecado. Confiar em Jesus significa começar uma vida completamente nova com ele como o seu Amigo e Salvador. Todos aqueles que creem em Jesus não morrerão, mas terão a vida eterna (João 3.16). “Vida eterna” é a vida que Jesus lhe dá agora mesmo se você confiar nele com todo o seu ser. Essa vida será desfrutada com ele a partir de agora e para sempre.

O que quer dizer o Salmo 4 versículo 8?

Diz que podemos dormir sobre a proteção de Jesus. Algumas pessoas não conseguem dormir porque estão preocupadas. Quando você passa a confiar em Jesus, aprende a não se preocupar, e ele lhe dá uma paz além de todo o entendimento. Há tantas coisas no mundo que não podemos entender. Nós não sabemos o que acontecerá amanhã. Você já ouviu aquela música: “Porque ele vive posso crer no amanhã”? Sim, Jesus viverá para sempre, e você pode ter a paz que ele dá! Talvez você não saiba o que o futuro tem para você, mas sabe quem tem o futuro em suas mãos: Jesus! E ele nunca dorme (veja Salmo 121.4). Aprenda a deixar de se preocupar confiando em Jesus quando não conseguir entender as coisas. Então, você dormirá bem!

O que diz o Salmo 12 versículos 6 e 7?

Fala que Deus mantém puras as suas palavras. Se você escrever uma carta para alguém, essa carta durará somente por um tempo. A pessoa para quem você escreveu pode até guardá-la por bastante tempo; entretanto, cedo ou tarde, essa carta se desfará. É isso que acontece com todos os escritos humanos. A Bíblia é a carta de Deus para o mundo, e ele se certificou de que essa carta nunca se perdesse. Algumas pessoas acham que Deus não poderia manter intactas as suas palavras durante todos esses séculos. Mas nós sabemos que ele as manteve. Existem centenas de cópias da Bíblia de tempos antigos. A mensagem bíblica nunca mudou. Deus criou você para ele mesmo. Ele o amou e morreu por você. Ele lhe dá a vida eterna. Por isso, você deve a sua vida a ele. Jesus disse: “…as minhas palavras ficarão para sempre” (Mateus 24.35).

O que o Salmo 14 versículo 1 nos ensina?

No versículo 1 podemos ler o que um tolo pensa. Ninguém quer ser tolo. Um tolo é alguém que dificulta a sua própria vida com pensamentos e atitudes que o machucam. Como um tolo começa a ser tolo? Negando a Deus. O autor da sabedoria é Deus. Mas o tolo sempre discute com ele e diz: “Eu não preciso de você. Sou inteligente e forte o suficiente para cuidar da minha própria vida”. No começo, o tolo fica orgulhoso e acha que está se dando muito bem sem Deus. Até que, um dia, ele percebe sua situação e tem de enfrentar a eternidade sem Deus. Como nunca pensou em Deus, ele não sabe como orar. Esse tolo não é um homem feliz. Ele é muito triste, porque deixou Deus de fora da sua vida. Comece agora mesmo a ficar amigo de Deus. Assim, nada poderá fazer você um medroso ou um tolo.

O que quer dizer o Salmo 17 versículo 15?

Quando acordamos no céu. Como é morrer tendo Jesus como Salvador? É como pegar no sono nos braços de Jesus. Ele nos disse: “Eu não te deixarei” e, com certeza, não deixará na hora da morte. A morte é um inimigo que foi vencido por Cristo. Nós sabemos que acordaremos e Jesus estará lá. Isso será o céu para nós. Não é maravilhoso o fato de que o rei Davi ao escrever este salmo sabia disso também? Ele disse: “eu te verei”.

Algumas pessoas têm medo de morrer porque não conhecem Jesus como Salvador. Na verdade, todos nós temos um pouco de medo daquilo que não entendemos. Deus sabe que nós não entendemos tudo sobre a morte. Ele apenas pede que confiemos nele. Se sabemos que Jesus nunca nos desaponta em nossa vida, então também podemos confiar nele na nossa morte.

O que o Salmo 19 versículos 7-11 nos ensina?

Nos ensina que a Palavra de Deus é o nosso melhor guia. Muitas pessoas chegam até você e dizem ter o melhor conselho para a sua vida. Na televisão, nas redes sociais, é possível ver muitas propagandas de todos os tipos de aparelhos, dietas e até mesmo de crenças religiosas destinadas a melhorar a vida. Muitas dessas propagandas, entretanto, são falsas e enganam as pessoas imprudentes. Elas não funcionam e acabam desapontando o consumidor. A Palavra de Deus nunca nos desaponta. Ao pensar nas palavras do Salmo 19, você se torna mais forte e sábio: “Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro” (v.10). Comece logo a memorizar a Palavra de Deus. O texto de Salmo 19.7 é um bom início. Então, em qualquer lugar que você esteja, sempre poderá lembrar as palavras de Deus. Elas o encherão de força para enfrentar as batalhas da vida. “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Salmo 119.11).

O que nos ensina o Salmo 20 versículo 7?

Deus é maior do que tudo o que criou. Em 1990, alguns cientistas enviaram um telescópio gigante para o espaço. Custou bilhões de dólares. Algumas pessoas falaram, brincando, que o telescópio era capaz de ver até Deus. O fato é que o telescópio não podia ver quase nada, até que os astronautas a bordo subiram nele e consertaram. É certo que esse telescópio pode ver muitas coisas maravilhosas no espaço, mas nunca poderá ver Deus.

Primeiro, Deus é invisível. Segundo, Deus é muito maior do que tudo o que ele próprio criou. Ele, com certeza, é maior do que qualquer coisa que o homem possa fazer. É maior, ainda, do que um telescópio gigante. Você vê o mundo ao seu redor e pode medir o tamanho de tudo o que há nele. As coisas pesam tantos quilos, têm tantos metros de altura e tantos metros de largura. Entretanto, Deus não pode ser medido. Deus é infinito. Isso significa que ele é muito maior do que nós podemos imaginar. Ele não tem começo e nem fim, seja em tamanho, seja em tempo. Nós somos limitados e finitos, mas Deus é ilimitado e eterno.

O que o Salmo 22 versículo 1 quer nos dizer?

Davi vê o sofrimento de Jesus. As primeiras palavras do Salmo 22 são as palavras que Jesus gritou na cruz, centenas de anos depois de Davi tê-las escrito. Jesus disse, em Mateus 27.46: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Davi prossegue descrevendo todas as dores de Jesus no Salmo 22.26,18: “…rasgam as minhas mãos e os meus pés…Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica”. Davi escreve como se estivesse bem ali quando crucificaram o Senhor.

O Novo Testamento nos diz que os soldados que crucificaram Jesus fizeram “sorteio” (jogaram dados) para ver que ficaria com as roupas dele. Então você pode ver que até mesmo os menores detalhes da morte de Jesus na cruz foram contados bem antes de ela acontecer.

O que aprendemos com o Salmo 27 versículo 1?

Deus nos torna destemidos. O medo pode ser tanto um amigo como um inimigo. Nós devemos ter medo de dirigir a 160km/h na estrada e devemos ter medo de nos aproximar de uma cascavel. Entretanto, muitos de nossos medos são desnecessários. Algumas pessoas têm medo de ficar sozinhas em uma sala. Outras têm medo do escuro. Muitas têm medo de inimigos invisíveis. A maioria tem medo de morrer. O plano de Deus nunca foi que vivêssemos com medo do mundo ao nosso redor. Ele também não quer que tenhamos medo de morrer. A Bíblia diz: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Porém, o texto prossegue dizendo: “mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”. Se temos vida eterna com Jesus, não precisamos mais ter medo. “O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” (Salmo 21.1).

O que ensina o Salmo 30 versículo 5?

Deus dá alegria depois da tristeza. Todos nós ficamos tristes às vezes, e nem sempre isso é errado. De vez em quando, ficamos tristes porque entristecemos alguém que amamos ou vice-versa. Deus se entristece quando desobedecemos aos seus mandamentos. Ele nos deu suas leis para que sejamos felizes. Quando a desobedecemos, nós também nos machucamos. A Bíblia diz que colhemos o que plantamos. Tudo aquilo que você faz tem um efeito bom ou ruim em você mesmo e nos outros ao seu redor. Você deveria ficar triste quando desobedece às leis de Deus na maneira de falar, agir ou pensar. Mas Deus quer ser seu Amigo. Ele o perdoa quando você percebe e se arrepende de suas atitudes más e o quanto o desobedeceu com os seus pecados. Então, ele lhe devolve a alegria. Não importa o que o deixa triste hoje, Deus quer que você seja feliz amanhã.

O que aprendemos com o Salmo 33 versículo 6?

Aprendemos que podemos louvar a Deus por sua Palavra maravilhosa. Algumas pessoas não sabem quem Deus é; por isto, não podem louvá-lo. Você tem vontade de louvar a Deus quando o conhece e sabe o quanto ele fez por você. Deus diz que sustenta todas as coisas “com a sua palavra poderosa” (Hb 1.3). Pode parecer difícil imaginar alguém fazendo algo acontecer apenas falando em voz alta. Mas você sabia que há máquinas hoje que funcionam quando alguém fala com elas? Então, não é estranho pensar que Deus “falou, e o mundo foi criado” (Sl 33.9). As palavras de Deus não são apenas ruídos ou sons. As palavras de Deus fazem coisas acontecerem. A Bíblia diz que nós nascemos de novo “pela viva e eterna palavra de Deus” (1 Pe 1.23). A Palavra eterna de Deus é o poder pelo qual ele o salva do pecado e o transforma em uma nova pessoa. Então, você pode louvá-lo!

 

Texto: Bíblia das Descobertas

Veja também Perguntas e curiosidades sobro o Livro de Jó

 

Comentários desativados em Perguntas e Curiosidades sobre o Livro de Salmos – Parte 1