Livros da Bíblia

Quais são os Livros do Pentateuco?

O que era o Antigo Testamento?

Primeiro é necessário que entendamos o Antigo Testamento.

O Antigo Testamento é um registro da experiência de Israel sobre como Deus é e como o povo que louva a Deus deveria ser. Ele proclama o SENHOR Deus como o criador do mundo e nos conta como Deus abençoa as pessoas e estabelece relacionamentos com as pessoas através de acordos especiais chamados alianças.

O Antigo Testamento pode ser dividido em quatro seções principais: O Pentateuco (também chamado de Torá, que é o termo hebraico para a “Lei” ou “Instrução”); Livros Históricos; Livros de Sabedoria e Poesia; e os Livros Proféticos.

O que é o Pentateuco?

“Pentateuco” é um termo que significa “cinco rolos (livros)” e é usado para descrever os cinco livros que se encontram no início tanto das Bíblias judaicas como das Bíblias cristãs. Os judeus, normalmente, se referem a esses livros como “Torá” porque, juntos, eles contêm as leis e instruções que Deus deu a Moisés no monte Sinai. Esses livros também apresentam o importante tema bíblico da aliança de Deus com o seu povo. Outro nome para o Pentateuco encontrado em algumas traduções é “os cincos livros de Moisés”. Esta também é uma descrição apropriada, pois os livros de Êxodo a Deuteronômio fornecem uma biografia de Moisés e, pela tradição, ele tem sido visto como o seu autor principal.

O que fala o Livro do Gênesis?

Esse livro fala a respeito de vários “começos”, como a criação do mundo e dos primeiros seres humanos. No grego significa “nascimento”, “origem” e no hebraico significa “No princípio”. A autoria de Gênesis, assim como a de todo Pentateuco, é atribuída a Moisés. O tema de Gênesis é este: criação, pecado e regeneração. Também nos conta como Deus fez uma aliança especial com Abraão e prometeu abençoar a ele e aos seus descendentes. Gênesis também inclui várias histórias sobre dois descendentes de Abraão: seu neto Jacó, que também foi conhecido como Israel, e seu bisneto José, que se tornou um administrador importante e oficial da corte no Egito.

O que fala o Livro do Êxodo?

O nome Êxodo significa “saída”. Esse livro conta como Deus usou um homem chamado Moisés para libertar o povo hebreu (israelitas) da escravidão no Egito. Deus conduziu o povo através do mar Vermelho e do deserto do Sinai. De forma milagrosa, ele forneceu ao povo a água e a comida de que precisavam. Deus fez uma aliança com o povo e deu a lei a Moisés no monte Sinai, para que o povo vivesse conforme a vontade de Deus. O livro de Êxodo enfatiza que Javé (o Senhor), lembrou-se da aliança com Israel, vai tirar os israelitas do Egito e instruí-los sobre como viver como o povo no meio do qual ele habita. Fundamental para esta ênfase é a maneira como Êxodo também mostra que o Senhor decidiu revelar seus propósitos, liderar seu povo para fora do Egito e instruí-los sobre como eles devem viver, tudo isso por meio de Moisés. O tema principal de Êxodo é o cumprimento das promessas de Deus feitas aos patriarcas de que ele faria de seus descendentes uma grande nação.

O que fala o Livro de Levítico?

Esse livro contém muitas leis e instruções que Deus deu a Moisés no deserto. Ele traz descrições detalhadas das reponsabilidades das famílias sacerdotais, como a prática de sacrifícios e ofertas em favor do povo de Israel. Os sacerdotes da religião israelitas deveriam ser da tribo de Levi, a mesma tribo de Moisés. O primeiro sumo sacerdote foi Arão, irmão de Moisés. O nome hebraico para Levítico significa “chamou” e no grego significa “coisas referentes aos levitas”. O livro de Levítico é um novo e mais profundo desdobramento da relação divino-humana codificada no monte Sinai. Por um lado, ele assume que Israel é pecaminoso e impuro. Por outro lado, descreve como lidar com o pecado e a impureza para que o Senhor, que é santo, possa habitar no meio do povo.

O que fala o Livro de Números?

Os israelitas vagaram pelo deserto por 40 anos antes de entrar em Canaã, a terra que Deus havia prometido ao seu antepassado Abraão. O nome do livro vem de dois censos levantados durante a viagem. O livro inclui instruções para a celebração das festas religiosas e para a divisão da terra entre as doze tribos de Israel. O tema do livro de Números é o cumprimento gradual das promessas feitas a Abraão: seus descendentes seriam o povo de Deus e ocupariam a terra de Canaã. O livro mostra a realidade da presença de Deus em Israel na coluna de fogo sobre a tenda, mas as exibições repetidas de incredulidade de Israel atrasam a entrada em Canaã e custam muitas vidas. No entanto, até o final do livro, Israel já está prestes a entrar na terra.

O que fala o Livro de Deuteronômio?

Pouco antes de Moisés morrer, ele pronunciou três discursos de despedida, nos quais revisava as várias leis que Deus tinha dado aos israelitas. Daí vem o nome do livro, que significa “segunda lei’. Deuteronômio inclui muitos resumos breves e belos do mandamento de Deus de amar uns aos outros e cuidar dos pobres. Deuteronômio, a última parte da biografia de Moisés, contém seus três últimos sermões e dois poemas proféticos sobre o futuro de Israel. Refletindo sobre os erros do passado da nação, ele encoraja o povo a não repetir esses erros ao entrar na Terra Prometida. A entrada de Israel cumpre as promessas feitas aos patriarcas, mas, se o povo cair na idolatria ou deixar de cumprir a lei, será exilado.

Artigo da Bíblia das Descobertas e Bíblia de estudo NAA.

Leia também  Descorbertas Bíblicas nos livros de  Levítico, Números e Deuteronônio

 

 

 

 

 

 

Comentários desativados em Quais são os Livros do Pentateuco?