Livros da Bíblia

Quais são os Livros do Novo Testamento?

Sobre o Novo Testamento:

Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos seguidores de Jesus Cristo. Esses seguidores queriam que outros conhecessem as boas novas sobre Jesus e sobre a possibilidade da vida “nova” disponível para eles porque Jesus, de boa vontade, sofreu o castigo para seus pecados quando morreu na cruz. O Novo Testamento consiste em quatro relatos do ministério, morte e ressurreição de Jesus, chamados de “Evangelhos”, uma narrativa histórica sobre a Igreja Primitiva (Atos) e Cartas e outros escritos de líderes para congregações e indivíduos que lutaram para ser seguidores fiéis de Jesus.

Quais são os quatros Evangelhos?

Os quatros Evangelhos apresentam vários relatos da vida e dos ensinos de Jesus Cristo e, juntos, constituem mais ou menos metade do Novo Testamento. Eles são chamados de “Evangelhos”, uma palavra de origem grega que significa “boas notícias”, porque eles anunciam as boas notícias sobre Jesus Cristo e o Reino de Deus. O livro de Atos dá um relatório detalhado do que aconteceu com alguns dos primeiros seguidores de Jesus enquanto a mensagem sobre Jesus de Jerusalém para áreas do Império Romano.

Mateus.

Como os outros Evangelhos, Mateus conta as boas notícias sobre Jesus Cristo. A importância de “fazer o que é certo” e a obediência a Deus são temas importantes em Mateus. O Evangelho começa com o nascimento de Jesus e termina com sua morte e ressurreição. Algumas das palavras de Jesus mais citadas vêm de seu famoso “Sermão do Monte”, nos capítulos 5 a 7 desse Evangelho.

Marcos.

Marcos é o menor dos Evangelhos e fornece uma visão geral do ministério de Jesus. Esse livro cheio de ação está repleto de milagres que maravilhavam as multidões e os seguidores de Jesus. Mas, de acordo com Marcos, o milagre mais poderoso de Jesus é o seu sofrimento, morte e ressurreição.

Lucas.

Duas coisas se destacam na versão de Lucas do Evangelho: Deus se importa profundamente com os pobres e marginalizados e o Espírito Santo é o grande presente de Deus para qualquer um que pede. Lucas traz boa parte do material de Marcos e Mateus, mas também tem histórias (chamadas de parábolas) que não podem ser achadas em nenhum outro Evangelho, como o Bom Samaritano (10.25-37) e o Filho Pródigo (15.11-32). O autor de Lucas também é o autor de Atos.

João.

O Evangelho de João é bem diferente dos outros três Evangelhos. Começa com um prólogo em que Jesus é descrito como a Palavra da Vida. O restante do livro é organizado ao redor de sete sinais (milagres) que apontam para Jesus como o Filho de Deus. Esse Evangelho também reproduz vários diálogos longos que Jesus teve com algumas pessoas, nos quais ele revelou quem era e o que Deus mandou que ele fizesse.

O Livro de Atos.

Escrito pelo autor Lucas como uma sequência daquele Evangelho, Atos conta a história da Igreja Primitiva. Depois de Jesus ser levado para o céu, ele envia o Espírito Santo para os discípulos no Dia de Pentecostes. Movidos pelo Espírito Santo, os apóstolos levam boas notícias sobre Jesus Cristo ao longo do mundo mediterrâneo. O apóstolo Pedro é a figura central no início de Atos; Paulo, um fariseu que perseguiu os discípulos e, mais tarde, se tornou um seguidor de Jesus, é a figura principal na segunda metade do livro.

Quais são as Cartas do Apóstolo Paulo?

Paulo é considerado o autor de quase metade dos “livros” do Novo Testamento (treze ao todo) e algumas de suas Cartas estão, certamente, entre os escritos mais antigos do Novo Testamento. Nove Cartas de Paulo são endereçadas a igrejas em localidades específicas. Nessas Cartas, Paulo afirma seu direito de ser considerado um apóstolo, dá orientação em assuntos que estão causando problemas nessas igrejas e ensina pessoas sobre como Deus torna as pessoas aceitáveis por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. As outras quatro Cartas são dirigidas a cristãos individuais.

Romanos.

As cartas que Paulo escreveu para as igrejas e indivíduos para explicar melhor a boas notícias sobre Jesus Cristo são alguns dos escritos mais antigos do Novo Testamento. A Carta que Paulo escreveu para a igreja localizada em Roma é seu maior e talvez melhor esforço para explicar como as pessoas podem se tornar aceitáveis para Deus por meio do sacrifício de Jesus Cristo em favor de seus pecados.

1 e 2 Coríntios.

Paulo pessoalmente ajudou a fundar a igreja em Corinto, uma agitada cidade portuária da Grécia. As Cartas que Paulo escreveu para essa igreja são uma prova de que Paulo se importava profundamente com o modo com que os crentes de lá viviam sua fé. Nessas Cartas, ele tenta resolver várias disputas em assuntos religiosos e éticos. Além disso, ele explica doutrinas, encoraja a unidade entre os crentes, defende seu direito de ser considerado um apóstolo, adverte contra os ensinos de apóstolos falsos e pede aos coríntios que deem dinheiro para ajudar a igreja existente em Jerusalém.

Gálatas.

Essa Carta é dirigida para várias igrejas em uma região central da Ásia Menor, chamada de Galácia. Nela, Paulo afirma que é um verdadeiro apóstolo de Cristo, que ele recebeu sua mensagem diretamente de Jesus Cristo, e que os líderes da igreja existente em Jerusalém, inclusive Pedro, tinham concordado que Paulo devia levar as boas notícias sobre Jesus para os não judeus. Paulo discute a importância da fé e a liberdade maravilhosa que as pessoas recebem quando colocam sua confiança em Cristo.

Efésios.

Essa Carta resume muito dos ensinos encontrados nas Cartas de Paulo. Uma ênfase forte é colocada na unidade que os seguidores do Cristo têm por causa do sacrifício de Cristo em favor de todos e por causa da vida nova que o Espírito de Deus dá a eles.

Filipenses.

Paulo escreveu essa carta da prisão. Nela, o apóstolo expressa seu afeto pelos os crentes da igreja existente em Filipos, uma cidade da Macedônia, e os anima a que permaneçam fiéis a Cristo e se alegrem em Deus, não importa quais sejam as circunstâncias.

Colossenses.

Essa Carta, escrita para uma igreja gentia existente na Ásia Menor, desafia os crentes de lá a evitarem os ensinos falsos de um grupo de pessoas que os estavam encorajando a desistir de certos desejos físicos e a adorar anjos e poderes espirituais. Em vez disso, o coração de cada um deveria estar em Cristo, que está entronizado no céu.

1 e 2 Tessalonicenses.

A primeira Carta aos Tessalonicenses pode ser o documento mais antigo do Novo Testamento. Aqui, Paulo dá conselho para as pessoas de Tessalônica com respeito ao retorno de Cristo e as encorajam que estejam preparadas. A Segunda Carta aos Tessalonicenses discute os mesmos tópicos.

1 e 2 Timóteo e Tito.

Essas três Cartas foram chamadas de “Cartas Pastorais” porque dão conselhos sobre o que os líderes das igrejas locais deviam fazer para cuidar das necessidades espirituais das pessoas que estavam sob seu cuidado.

Filemom.

Nessa Carta, Paulo parece estar pedindo a um líder rico da igreja, chamado Filemom, para perdoar seu escravo Onésimo por ter fugido ou cometido algum tipo de ofensa. Onésimo havia se tornado seguidor de Cristo e amigo de Paulo. Paulo pede que Filemom aceite Onésimo como um irmão em Cristo.

Quais são as Cartas Gerais da Bíblia?

Os nove últimos livros do Novo Testamento são escritos em vários estilos por escritores diferentes. Os livros de Hebreus até Judas são, frequentemente, chamados de Cartas Gerais, embora alguns deles (Hebreus e 1 João) podiam ser melhor classificados como sermões. Assim como as Cartas de Paulo, esses livros laçam luz sobre assuntos sociais, históricos e teológicos tratados pela Igreja Primitiva e continuam a fornecer direção espiritual para os crentes de hoje. O último livro nessa seção, Apocalipse, registra as visões que João teve na ilha de Patmos e contém palavras de conforto para as pessoas que devem enfrentar perseguição e sofrer por causa daquilo que creem.

Hebreus.

Esse livro, escrito na forma de uma Carta, é um sermão sobre a superioridade de Jesus Cristo. Ele é mostrado como superior aos anjos, ao sacerdócio de Moisés e aos sacrifícios que eram feitos no Templo. Jesus é descrito tanto como Grande Sacerdote quanto como o sacrifício que tira os pecados. Escrita em uma época em que a igreja estava sendo perseguida pelas autoridades romanas, essa Carta encoraja os cristãos a permanecerem fiéis a Cristo e a aprenderem com seu exemplo de autosacrificio.

Tiago.

Este livro breve é uma coleção de ensinamentos sobre uma grande variedade de tópicos. O autor aconselha os cristãos a aprenderem a controlar o que dizem, a evitarem mostrar preferência por pessoas ricas, a cuidarem dos doentes e necessitados e a colocarem sua fé em ação.

1 Pedro.

Essa carta foi escrita para levar conforto e força aos cristãos que estavam sendo perseguidos por causa de sua fé.

2 Pedro.

Essa carta, que apresenta algumas semelhanças com a Carta de Judas, adverte os crentes sobre mestres falsos que tentarão afastá-los da verdade. O autor encoraja esses crentes a permanecerem leais a Deus e a se manterem puros, porque o Senhor retornará uma dia para julgar o mundo.

1,2 e 3 João.

A primeira Carta de João foi escrita para afirmar que Jesus é o Cristo, advertir os crentes sobre profetas falsos e explicar verdades básicas sobre a vida cristã. Uma ênfase especial é colocada no mandamento de amar um ao outro. A Segunda Carta de João é uma Carta dirigida a uma igreja identificada como “a querida Senhora e seus filhos”. Adverte contra os mestres falsos. A Terceira Carta de João descreve um conflito entre o autor e um líder da igreja chamado Diótrefes. Ele anima os crentes a ajudar outros seguidores a espalharem a verdade sobre Cristo.

Judas.

Essa Carta é uma advertência contra a influência de pessoas descrentes e imorais que reivindicavam ter autoridade espiritual baseada em visões que receberam. Esses mestres falsos estavam incitando os crentes a desobedecerem a Jesus Cristo. O autor previne aos seus leitores para manterem sua fé em Deus e ajudarem qualquer um entre eles que pudessem ter dúvidas.

O livro do Apocalipse.

Esse livro foi escrito para encorajar os crentes perseguidos, mostrando o plano de Deus para a história e confirmando a justiça e a misericórdia de Deus. Por meio de visões, simbolismo e códigos, Apocalipse proclama que Cristo, no fim, derrotará todas as forças do mal. Promete que aqueles que permanecerem fiéis a Cristo serão recebidos em um novo céu e uma nova terra.

Artigo da Bíblia das Descobertas.

Leia também Os Livros de Sabedora, Poesia e Proféticos

 

 

 

Comentários desativados em Quais são os Livros do Novo Testamento?