Livros da Bíblia

Livro Atos dos Apóstolos. Introdução e Características

Atos tem um caráter único entre os escritos do Novo Testamento pelo fato de que seu propósito é registrar uma seleção da história da Igreja Primitiva pós-ressureição de Cristo.

Ele é a segunda parte de uma obra de dois volumes, sendo o primeiro volume o Evangelho de Lucas. Ambos os livros são dedicados a uma pessoa chamada Teófilo, e Atos 1.1 se refere explicitamente ao Evangelho de Lucas.

Quem escreveu o livro de Atos? 

Tanto o Evangelho de Lucas quanto Atos são anônimos, mas as argumentações mais antigas os atribuem a Lucas. O nome “Lucas” aparece somente três vezes no NT: Cl 4.14; 2Tm 4.11; Fm 24. Todas as três referências estão nas cartas escritas por Paulo na prisão, e todas as três mencionam a presença de Lucas com Paulo.

“Lucas” é um nome grego, e ambos os livros estão escritos em um excelente grego. Seu profundo conhecimento do AT pode indicar que Lucas era um temente a Deus convertido (um gentio que frequentava a sinagoga judaica) ou um prosélito judeu (convertido), embora possa ter adquirido seu conhecimento bíblico depois de se tornar cristão.

Qual data foi escrito o Livro de Atos?

Alguns estudiosos datam Atos em c. 70 d.C. Isto parte do princípio de que Atos foi escrito depois do Evangelho de Lucas e de que Lucas usou o Evangelho de Marcos como uma de suas fontes (Lc 1.1-2). Outros datam Atos nas décadas de 70 e 80.

Eles sustentam que o propósito principal de Atos era fornecer um relato de como e onde o evangelho se espalhou, em vez de ser uma defesa do ministério de Paulo. Desta forma, o evangelho se espalhou “até os confins da terra” – isto é, até Roma, que representava os confins da terra como centro do poder mundial.

Porém, vários estudiosos datam Atos bem antes, em 62 d.C., baseando o seu ponto de vista principalmente no final abrupto do livro. Parece mais provável, portanto, que o final abrupto seja uma indicação de que Lucas escreveu Atos em c. 62 d.C., antes, que estes acontecimentos tivessem ocorrido.

Qual o tema do Livro de Atos?

Em Atos, os crentes são capacitados pelo Espírito Santo a testemunharem a boa-nova de Jesus Cristo entre judeus e gentios; e, ao fazerem isto, estabelecem a Igreja.

Além disso, Atos explica de que forma o cristianismo – embora recente – é, na realidade, a única religião verdadeira, enraizada nas promessas de Deus desde o princípio dos tempos.

No mundo antigo, era importante que uma religião se mostrasse resistente ao teste de tempo. Desta forma, Lucas apresenta a igreja como o cumprimento e extensão das promessas de Deus.

Características distintivas do Livro de Atos

Apesar de ter muito em comum com os Evangelhos, Atos em uma série de características exclusivas. Uma delas é o seu gênero: ele é o único livro do NT que fala sobre ministério dos apóstolos, daí seu tradicional nome de “Atos dos Apóstolos”.

Ele trata principalmente de dois dentre eles, Pedro e Paulo. Lucas frequentemente mostra de que forma os acontecimentos de seus ministérios são paralelos entre si e também com o ministério de Jesus.

Entre as características exclusivas de Atos estão os frequentes resumos, nos quais Lucas fornece uma descrição ampla da vida da Igreja em um determinado tempo ou lugar, tal como a vida comunitária após o Pentecostes, o compartilhamento dos bens entre os cristãos primitivos e os milagres apostólicos. A principal característica distintiva de Atos reside nos discursos ou sermões, que constituem aproximadamente 1/3 do texto total de Atos.

Dez dentre eles são os principais: três de Pedro, um de Estevão e seis de Paulo. Destes seis de Paulo, três são discursos de defesa em Jerusalém e Cesareia. Outros três consistem de um único discurso em cada uma das viagens missionárias de Paulo, cada um deles para um tipo diferente de assembleia: para judeus, em sua primeira viagem missionária; para gentios, na segunda; e para os cristãos, na terceira. Muitos testemunhos aparecem ao longo de Atos.

Outra característica distintiva de Atos consiste das narrativas de viagem. Muitas vezes, elas são apenas listas de pontos de parada ou de portos pelos quais se passa. Elas dão a impressão de que os missionários cristãos estão constantemente em movimento e são a principal razão para se rotular o ministério de Paulo de “viagens”.

Na verdade, esse rótulo se aplica melhor à primeira das missões de Paulo. As outras consistiram principalmente de estadias mais longas nas grandes cidades.

Assuntos principais do Livro de Atos.

Os temas principais de Atos podem ser colocados sob categoria geral de “testemunho”, conforme apresentado no versículo temático. 

  1. O testemunho é mundial – Judeia, Samaria e “até aos confins da terra”.

 

  1. No testemunho estão incluídas pessoas de todos os tipos: judeus, gentios, samaritanos, portadores de deficiência física, uma grande massa de pessoas pagãs, uma exímia comerciante, um carcereiro e sua família, filósofos gregos, governadores e reis.

 

  1. O testemunho é guiado pela providência de Deus, que preserva suas testemunhas para a tarefa de testemunharem em meio a todos os tipos de ameaças.

 

  1. Por outro lado, as testemunhas fiéis devem estar preparadas para sofrer a até mesmo para morrer por causa do seu testemunho de Cristo.

 

  1. O poder por trás do testemunho é o Espírito Santo. O Espírito é concedido a todos os crentes, homens, mulheres, aos quais ele capacita para o testemunho.

 

  1. Nos dias primitivos, o testemunho era frequentemente acompanhado por “sinais e prodígios”.

 

  1. Um testemunho eficaz exige a unidade da igreja.

 

  1. Um componente fundamental do testemunho é a ressureição de Jesus.

 

  1. A aceitação da mensagem anunciada pelas testemunhas depende tanto da resposta humana quanto da soberania divina que está por trás da resposta.

 

  1. As Escrituras do AT apontam para a morte e ressurreição de Cristo, e as profecias que apontam para Cristo e seus seguidores necessariamente se cumprem.

 

  1. O testemunho do evangelho requer uma resposta. A maioria dos discursos de Atos termina com algum tipo de convite. Um exemplo disto é o diálogo de Paulo com o rei Agripa II.

 

  1. A resposta requerida é arrependimento dos pecados em nome de Cristo, o que traz perdão dos pecados.

 

  1. As testemunhas devem sempre conservar a integridade diante do mundo. Em Atos, isto é ilustrado pelos diversos comentários das autoridades sobre os cristãos, que não dão nenhuma evidência de mau procedimento.

 

  1. As testemunhas cristãs dão continuidade ao ministério iniciado por Cristo.

 

  1. O testemunho fiel traz grandes resultados. Atos é, antes de tudo, a vitória do evangelho cristão. O testemunho traz resultados entre judeus e gentios.

Sobre Propósito do Livro de Atos.

O propósito de Lucas para ambos os livros é declarado no início do primeiro. Ele tinha um interesse de historiador ao apresentar uma “exposição em ordem” dos “fatos que entre nós se realizaram”.

Pode-se supor que esta última declaração se aplicava tanto ao ministério de Jesus (o Evangelho) quanto ao ministério da Igreja Primitiva (Atos). Lucas provavelmente tinha vários propósitos ao escrever Atos.

Estes propósitos são mais bem determinados por meio das ênfases ou temas encontrados ao longo do livro.

Características Literárias do Livro de Atos.

O livro de Atos é uma pequena antologia de gênero literários individuais. A lista inclui histórias de heróis, aventuras, viagens, conversões e milagres. Drama também aparece com destaque: há 32 discursos em Atos.

Seguir o fio da meada da narrativa fica fácil quando se percebe que o livro de Atos está estruturado sobre um princípio cíclico, no qual um modelo comum se repete: (1) líderes cristãos surgem e pregam o evangelho; (2) ouvintes são convertidos e acrescentados à Igreja; (3) adversários (frequentemente judeus, mas às vezes gentios) começam a perseguir os líderes ou proteger a Igreja.

O livro de Atos é notável por suas qualidades narrativas. Ele é o relatório de uma aventura, repleta de detenções, aprisionamentos, açoitamentos, tumultos, libertações por um triz, ressurreição de um morto, naufrágio, cenas de julgamentos e resgates.

Os lugares desempenham um papel fundamental em Atos. Os locais de maior importância são as grandes cidades da região do Mediterrâneo do séc. 1 d.C. A geografia assume uma importância simbólica e literal, uma vez que Jerusalém (onde a história começa) simboliza a religião judaica da qual o cristianismo emergiu, e Roma (onde a história termina) simboliza o mundo gentio em torno do qual o cristianismo gravita à medida que a história da Igreja Primitiva se desenrola.

 

Texto: Bíblia de Estudo NAA – Introdução ao Livros de Atos

Leia também: Conheça o Evangelho de João.

 

 

 

Comentários desativados em Livro Atos dos Apóstolos. Introdução e Características