Promessas Bíblicas

5 Promessas Bíblicas para uma Vida Triunfante

1.Triunfando sempre

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (2Co 2.14)

Paulo possuía um otimismo indestrutível. Nada fazia com que ele se sentisse fracassado ou derrotado. Provações são bênçãos de Deus, para o nosso conhecimento. G. Campbell Morgan disse: “Nenhuma aflição perturbaria o filho de Deus, se ele conhecesse as razões que Deus tem para enviá-las”.

Meditaremos sobre a vida triunfante. Gratidão. Em meio às lutas e tribulações, devemos manter o nosso coração grato. Matthew Henry disse: “Agradecer é bom, mas viver agradecido é melhor”. Devemos agradecer a Deus por tudo.

Posição. A expressão “em Cristo” é a base do pensamento teológico de Paulo. Ela aparece 169 nas suas cartas. “Em Cristo” fomos predestinados, salvos, ressuscitados, assentados nos lugares celestiais e criados para as boas obras e somos mais que vencedores.

Resiliência. Deus é sujeito e nós somos os objetos conduzidos. O verbo está no presente contínuo e vem acompanhado do advérbio “sempre”. Isso significa que Deus conduziu a Paulo e a todos os pregadores do evangelho como soldados vitoriosos, em marcha triunfal.

Influência. O pregador espalha o perfume do conhecimento de Deus quando prega a Palavra. Ele é “o bom perfume de Cristo” tanto para os que se salvam como para os que se perdem. Paulo traz este conceito dos desfiles triunfais realizados pelos romanos. Após a vitória, vencedores e vencidos desfilavam em praça pública, e eram saudados com flores e perfumes. Aquele cheiro de perfume era vida para os vitoriosos e morte para os derrotados. Ore e seja um vencedor.

  1. Triunfando para avançar

Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Êx 14.15).

C.S. Lewis disse: “Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia-volta e retornar à direção correta”. Mas, para quem está no caminho certo, progredir é avançar. Deus estava libertando o seu povo do Egito. O caminho pelo Mar Vermelho não era o mais lógico, mas era o escolhido por Deus.

Esta promessa é para os que estão com dificuldades para avançar. Não troque a ação pela oração. Isso parece uma heresia, mas não é. Deus diz a Moisés que não é hora de clamar, mas de marchar. Há momentos na vida em que agir é imperativo. Orar, louvar, cultuar não pode tomar o lugar da obediência.

Siga em frente apesar dos obstáculos. Os obstáculos e as dificuldades sempre estarão no caminho do crente. O caminho pelo Mar Vermelho não era o caminho mais perto ou mais fácil. Os obstáculos e as montanhas sempre existirão. Mas, a ordem de Deus é: marchem. Martin Luther King diz: “Se não puder voar corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.

Avance, pois a caminhada é um milagre constante. A saída do povo de Deus do Egito foi um milagre de Deus, assim como a conversão de todo crente. Spurgeon disse: Um cristão é um milagre perpétuo”. Israel estava começando ali no Mar Vermelho, a marcha dos milagres. A sua sobrevivência no deserto, o maná, a água brotando da rocha e a conquista da terra prometida seriam milagres de Deus. Vivemos na dependência de Deus. Tome posse desta promessa, siga obedecendo a Deus e veja os milagres.

  1. Triunfando para se dar bem

Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem (Jr 7.23).

Fomos salvos por causa da obediência de Cristo. A graça, porém, não nos libera à desobediência. A verdadeira conversão liberta ao crente, mas não lhe confere o direito de viver como ele quer. A fé pressupõe obediência. A. W. Tozer diz: “A Bíblia não reconhece a fé que não leva à obediência, nem reconhece qualquer obediência que não brota da fé”.

Esta promessa é para os que querem se dar bem. Uma exigência. Dai ouvidos a minha voz. O verbo “ouvir” significa “ouvir com inteligência e atenção”, “obedecer” e “escutar”. A condição exigida por Deus para alguém ser a sua propriedade particular é a obediência. Deus será nosso e nós seremos dEle, por meio da obediência. A.W.Tozer diz: “Os mandamentos se dão para serem observados, obedecidos; e, enquanto não pusermos em prática, nada temos feito de positivo.

Uma direção. Andai em todo o caminho que eu vos ordeno. O verbo “andar” indica ter uma conduta, comportamento e procedimento conforme a orientação de Deus. Ele aponta o caminho que devemos andar e seguimos. A Palavra de Deus é luz para o nosso caminho. João Calvino diz: “A não ser que a Palavra de Deus ilumine o caminho, toda a vida dos homens estará envolta em trevas e nevoeiro, de forma que eles inevitavelmente irão perder-se”.

Uma certeza. Para que vos vá bem. A palavra bem significa “fazer bem”, “sadio” e “belo”. No sentido figurado: “feliz”, “bem-sucedido” ou “correto”. Deus quer o nosso bem. Ele quer o melhor para nós. Aproprie-se desta promessa e ore com fervor.

  1. Coragem para triunfar

Tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei (Is 41.9).

Este é um grande mistério, mas uma verdade consoladora. Deus escolheu você, mas não diz por que o escolheu. Não é para você questioná-lo ou mesmo ficar chateado. Receba isto com gratidão, alegria e adoração. Deus é livre para amá-lo ou para detestá-lo, Ele, porém, preferiu te escolher e não te rejeitar. Se Deus não tivesse escolhido você, você jamais escolheria a Ele.

Esta promessa é para nos encorajar. Deus escolhe para si. Ele não nos escolheu para sermos de outro, mas dEle. Somos a menina dos seus olhos, seu tesouro particular e sua possessão eterna. Somos suas ovelhas, seus filhos e seus sacerdotes. Somos o seu rebanho, sua família e sua igreja. Não existimos para nós mesmos, mas para Ele. Somos dEle para sempre.

Deus chama para si. Os escolhidos de Deus são “tomados” e “chamados” das extremidades da terra e dos lugares mais remotos. Os seus escolhidos são chamados de todas as nações da terra. Deus nos amou, nos escolheu, nos chamou e nos salvou em Cristo Jesus. O seu chamado é imerecido e irresistível. A quem Ele escolheu, Ele chama de forma soberana, pessoal e inconfundível. Em qualquer lugar que um eleito estiver, ele será chamado.

Deus nos chamou para um propósito. O servo existe para servir o seu Senhor. E o trabalho principal que precisamos realizar é o da adoração. O fim principal da nossa vida é glorificar a Deus e desfrutar sempre desse relacionamento. Martinho Lutero disse: “O cristão deve ser uma doxologia viva” Medite nesta promessa de Deus e o adore.

  1. O sucesso na oração para obter triunfo

Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos. Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos (Jó 22.27,28).

O crente que se ajoelha diante do Pai pode resistir de pé às mais intensas lutas. A oração é o segredo do sucesso para a vida espiritual do crente e da igreja. Samuel Chadwick disse com propriedade: “A única preocupação do diado é impedir o crente de orar. Ele não teme estudos trabalho e religião sem oração. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas teme quando oramos”.

Esta promessa é para quem deseja sucesso através da oração. Uma promessa. O verbo “orar” significa “rogar”, “suplicar” e “clamar ao Senhor por libertação”. E Deus garante que o ouvirá. Deus tem respostas quando os crentes falam. Ele jamais deixará uma oração sem resposta. George Muller disse: “Vivo em espírito de oração. Oro enquanto ando, quando me deito e quando me levanto. E as respostas estão sempre chegando”.

Uma obrigação. Votar é assumir um compromisso com Deus através de promessas. Há votos secretos e públicos, condicionais e incondicionais, individuais e coletivos. Qualquer um desses deve ser pago ou cumprido. Com Deus não se brinca e jamais deveremos tratá-lo levianamente.

Um futuro brilhante. Projetar sem orar é fracasso certo. Projetar com oração é mais do que pedir a Deus que nos ajude. É alinhar a nossa vontade com a dEle, e aí tudo sairá bem. A.W. Tozer disse: “Para orar com eficiência, precisamos querer o que Deus quer – isso e somente isso é orar conforme a vontade de Deus”. Tome posse desta promessa e busque o sucesso pela oração.

 

Texto do livro Meditando nas Promessas de Deus de Arival Dias Casimiro

Leia também 5 Promessas Bíblicas para os Atribulados

Comentários desativados em 5 Promessas Bíblicas para uma Vida Triunfante