Promessas Bíblicas

5 Promessas Bíblicas para os que buscam Esperança

  1. Esperança na Crise

Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o cântico, uma oração ao Deus da minha vida (Sl 42.8).

Há fases na vida em que nada dá certo. Somos levados correnteza abaixo por uma série de problemas. Uma sucessão de tragédias. Um dilúvio de problemas caíra sobre a vida do salmista. Uma aflição vinha logo após a outra. As coisas estavam ruins, mas ele cria que não seria sempre assim. Thomas Brooks disse: “Tempos de sofrimento são épocas de colheita para o cristão”.

Esta promessa é consoladora. O que se recebe de dia: me concede a sua misericórdia. O verbo “conceder” significa “ordenar”, “mandar” e “enviar um mandado”. Deus ordena a sua misericórdia ou a sua graça sobre a sua vida. Ele ordena a bênção, a libertação, a paz e a vitória para sua vida.

O que se oferece à noite. Pelo que recebemos de dia devemos dar em troca à noite:

(1) E à noite comigo está o seu cântico. Devemos exultar em Deus, que inspira canções de louvor durante a noite. Ele nos enche de alegria e consolação através dos cânticos. C.S. Lewis disse: “Louvar é o crente se encantar com a beleza do caráter de Deus”.

(2) Uma oração ao Deus da minha vida. Devemos buscar a Deus em oração. Ele é o Deus da nossa vida. Nele vivemos, nos movemos e existimos. E orar é como respirar espiritualmente. Devemos orar com fervor. E. M. Bounds diz: “É pelo fogo que a oração sobe aos céus. O fogo empresta asas à oração, dando-lhe acesso a Deus; comunica-lhes energias e torna-a aceitável diante do Senhor. Sem fogo não há incenso; sem fervor não há oração”. Aproprie-se desta promessa e ore com fervor.

  1. Esperança no Sofrimento

Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).

A esperança em Deus é o combustível que nos fez andar em meio às lutas. Ela é a genitora da paciência e está casada com a fé. John Bunyan disse: “A esperança nunca vai mal quando a fé vai bem”. Não importa o tamanho da provação que você passa, o seu futuro é brilhante.

Motivo para termos esperança em Deus. Sua ira é momentânea. Ira é a expressão do desagrado santo e amoroso de Deus para com o pecado. A ira de Deus se manifesta contra toda impiedade e injustiça dos incrédulos, em forma de juízo. Quanto ao crente a sua ira é momentânea. Ele não fica zangado conosco por muito tempo. Deus pode chamá-lo a suportar dificuldades, mas ele nunca permitirá que você experimente a derrota.

Sua graça é duradoura. A sua graça é permanente e eterna sobre os seus filhos. As misericórdias do Senhor duram para sempre. Em cada sofrimento que passamos, estamos cobertos por seu favor. Peter Marshall diz: “Deus jamais permitirá que quaisquer tribulações nos sobrevenham, a não ser que tenham um plano específico pelo qual grandes bênçãos possam advir das dificuldades”.

O sofrimento é passageiro. Há provações e sofrimentos que parecem sem fim, mas não são. Avalie sua aflição por seu propósito e não por sua duração. Não se desespere. Jeremy Taylor diz: “É impossível que entre em desespero o homem que lembra que seu Ajudador é onipotente”. A alegria vem ao amanhecer. Deus transformará suas tristezas em alegrias. Abrace esta promessa e clame ao Senhor.

  1. Nascidos para a Esperança

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe 1.3).

Esperança é algo que todos queremos e necessitamos. Mas, como conseguir e manter a esperança? Antes de sermos salvos pela graça, vivíamos sem Cristo, separados de Deus e sem esperança. Mas, agora, temos a esperança como uma âncora para nossa alma. Ela nos mantém seguros nas tempestades da vida.

Esta meditação é sobre a esperança do crente. A esperança nos faz bendizer a Deus. Bendizer a Deus por aquilo que Ele é e aquilo que Ele tem feito. Ele é Pai de Jesus e o nosso Pai, porque cremos em Jesus. Devemos bendizê-lo também por causa das suas bênçãos. Ele tem feito grandes benefícios para conosco. À Ele toda honra, gratidão e louvor.

Ele é o autor da nossa regeneração. Ele nos fez nascer de novo ou nos deu um novo nascimento espiritual. Trata-se de uma ação soberana de Deus, que foi motivado por sua grande misericórdia. O Espírito Santo é o agente da regeneração e a Palavra de Deus é o instrumento pelo o qual somos regenerados. A base da regeneração é a obra de Jesus.

O propósito da regeneração foi criar em nós uma viva esperança. Fomos regenerados por Deus para uma viva e imortal esperança. Trata-se de uma esperança que tem vida e que nunca se extingue com o tempo ou por causa de sofrimentos e perseguições. A ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa regeneração e, consequentemente, da nossa viva esperança. Sem a ressurreição de Jesus, não haveria a regeneração e não teríamos esperança. Medite, ore e desfrute desta viva esperança.

  1. Promessa para os que se acham esquecidos

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jr29.11).

As promessas de Deus são a única base verdadeira da nossa esperança. Mesmo que a situação seja desconfortável, as companhias indesejáveis e o tempo demorado, Deus está no controle. Ele não se esquece dos seus filhos em nenhum momento. Ele tem um plano. Spurgeon disse: “Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha”.

Três lições nessa promessa. O Deus que conhece. Eu é que sei. O verbo “saber” significa “conhecer’ de forma relacional e experimental. Descreve especialmente o conhecimento que Deus tem das pessoas, incluindo o coração, o sofrimento e as necessidades das mesmas. Deus sabe tudo sobre você.

O Deus que pensa. Que pensamentos tenho a vosso respeito. O verbo “pensar” significa “planejar”, “tramar” ou “decidir pelo outro”. A palavra “pensamento” indica as ideias, planos ou intensões que se originam desses pensamentos. Trata-se do plano ou da vontade de Deus para cada pessoa.

O Deus que quer o melhor. Pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. A natureza desse plano é abençoadora e para o seu bem. Ele pensa o melhor, o mais perfeito e o mais agradável. O propósito desse plano é atender aquilo que você espera, anela e deseja. O alvo é satisfazer os desejos lícitos do seu coração. Agarre-se a esta promessa e ore a Deus pelo melhor e mais excelente.

  1. Promessa para alimentar a sua Esperança

Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos (Is 54.13).

As promessas de Deus são a esperança do seu povo. Principalmente, nos tempos de adversidade e nos dias de provação. Israel estava no cativeiro quando recebeu esta promessa de Deus. A nação se encontrava como esposa desamparada e oprimida. Thomas Brooks disse com muita propriedade: “Você não conseguirá matar de fome aquele que se alimenta das promessas de Deus”.

Esta promessa é para alimentar a sua esperança. Quem promete: o SENHOR. Isaías diz que os filhos da mulher desolada ou viúva serão ensinados pelo SENHOR. A palavra “ensinado” significa “discipulado”, “instruído” para ser um seguidor. Foi Deus quem prometeu ao remanescente fiel. Thomas Brooks disse: “Muitas vezes os homens engolem suas palavras, mas Deus nunca engole as dele”.

Como se cumpre: indo a Jesus. É o próprio Jesus que cita: Portanto todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim (Jo 6.45). Toda pessoa hoje que é ensinada por Deus torna-se um discípulo de Jesus. A maior bênção que pode acontecer com os nossos filhos é crerem em Jesus e terem a vida eterna.

O grande benefício. Será grande a paz de teus filhos. “Grande” significa “abundante” quanto a quantidade e eterna quanto a durabilidade. É a paz de Deus. Paz divina, eterna e perfeita. Ela será para todos os filhos. Que resultado consolador! É tudo que os pais crentes querem para os seus filhos e netos. Aproprie-se desta promessa e ore para que os seus filhos se tornem discípulos de Jesus, o Príncipe da Paz.

 

Texto do livro Meditando nas Promessas de Deus de Arival Dias Casimiro

Leia também 4 Promessas para crer em Milagres

 

Comentários desativados em 5 Promessas Bíblicas para os que buscam Esperança