Promessas Bíblicas

5 Promessas Bíblicas para os que buscam Alegria

  1. Alegria que vem de Deus

Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho (Sl 4.7).

O poeta popular disse: “Tristeza não tem fim, felicidade sim”. A tristeza é parte comum da nossa natureza pecaminosa. Somos tristes e longe de Deus, quem pode se alegrar? O evangelho de Jesus Cristo é a boa notícia de grande alegria. Quem tem Jesus recebe a verdadeira alegria. Principal Rainy diz: “A alegria é a bandeira desfraldada no castelo do coração quando o Rei está morando lá”.

Esta promessa é sobre alegria. Deus é a fonte de toda alegria. Mais alegria me puseste. É Deus quem põe ou quem dá alegria. E a alegria está relacionada com a sua presença em nós. É na comunhão que temos plenitude de alegria. Ela é fruto do Espírito Santo que habita no crente. É uma alegria divina, sobrenatural e pessoal.

O coração é sede da alegria. Mais alegria me puseste no coração. O coração representa todo o homem interior. A alegria que Deus dá vem de dentro para fora. Ela é íntima, sólida e substancial. Ela é indestrutível, infalível e motivadora. A alegria do Senhor é a nossa força, nosso combustível e nossa motivação para viver e servir ao Senhor.

A alegria é abundante. Mais alegria. Trata-se de uma alegria maior, abundante e plena. Ela é maior comparada com a alegria dos ímpios, quando há fartura de colheitas. A alegria do Senhor supera todas as tristezas desta vida. Por isso sempre devemos nos alegrar no Senhor. Medite, ore e peça essa alegria que vem de Deus.

  1. Criador da Alegria

Alegrem-se e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e o seu povo para a alegria (Is 65.18).

O Evangelho é a boa nova de grande alegria. A Bíblia é o “Manual da Alegria”. Nela encontramos o segredo para receber e desfrutar de toda a alegria. Ela nos ensina sobre a divina e eterna alegria que pode ser desfrutada em qualquer situação. A verdadeira alegria é estar na presença do Senhor.

Esta promessa é para os que precisam de alegria. Deus é o autor da alegria. Deus é fonte da alegria. Jesus Cristo é a encarnação e a manifestação dessa alegria. E o Espírito Santo é o doador da alegria. Somente quem vive sob o poder e a direção do Espírito é feliz. A alegria é fruto produzido por Ele no coração do crente. John Drescher diz: “A alegria é tão natural e espontânea para o cristão cheio do Espírito Santo como é o canto para o pássaro”.

Deus cria a alegria para o seu povo. Deus é alegre e o seu povo deve compartilhar desta alegria. Ele é quem faz o seu povo feliz. O Senhor é a alegria do seu povo. É uma alegria que não é dada ao ímpio, mas somente àqueles que amam a Deus. É também a alegria fruto da obediência. Crentes infelizes são aqueles que levam uma vida de desobediência. Eles ainda não aprenderam que o reino de Deus se caracteriza pela alegria no Espírito Santo.

Deus cria uma alegria perpétua. A palavra “perpetuamente” indica um período perpétuo no futuro ou um período de tempo sem limites, quer no passado ou no presente. A alegria criada por Deus começa aqui na terra e continuará por toda a eternidade. Aproprie-se desta promessa, ore e desfrute dessa alegria.

  1. Alegria imperdível

Assim também agora vós tendes tristezas; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar (Jo 16.22).

Um cristão sem alegria difama o evangelho. Agostinho disse: “O cristão deve ser um “aleluia” da cabeça aos pés”. Isso não significa que não passemos por sofrimento, dores e tristezas. Mas, a alegria da salvação é sobrenatural. Ela é de natureza espiritual, fruto do Espírito Santo. Thomas Watson diz: “Há tanta diferença entre as alegrias espirituais e as terrenas quanto entre um banquete saboreado e outro pintado na parede”.

Esta promessa é sobre a alegria do crente. O que temos. É a tristeza que antecede o sofrimento e a morte de Jesus na cruz. A ausência de Jesus nos entristece. Trata-se de uma tristeza grande, mas momentânea e passageira. Nunca esqueça que a fé em Deus não nos imuniza dos sofrimentos.

O que teremos. Jesus vai morrer, mas ressuscitará. Após a sua ressurreição, ele volta a encontrar-se com os seus discípulos. A sua presença produz alegria e traz céu à terra. Quem tem Jesus no coração não deve viver triste e abatido. Billy Sunday disse: “Se você não tem alegria na vida cristã, existe vazamento em algum lugar de seu cristianismo”.

O que sentiremos. Cristo retornará para aqueles que esperam por ele. A sua visita trará alegria a todos. Uma alegria interna, secreta, doce e garantida. Muitos tentarão roubá-la, mas não conseguirão. A alegria celestial é eterna e imperdível. Se você tem Jesus em seu coração, você é a pessoa mais feliz e contente deste mundo. Aproprie-se desta promessa e ore por alegria.

  1. O Louvor que brota da Consolação

Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece (Is 49.13).

John Piper disse: “Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle”. E para estarmos satisfeitos em Deus, precisamos do seu consolo sobrenatural. E nas promessas de Deus são meios usados pelo Espírito para nos consolar. Spurgeon disse: “Nada é tão excelente, tão precioso e tão doce como uma promessa de Deus”. As promessas produzem doce consolo e louvor deleitoso.

Esta promessa é para quem precisa de alegria. Uma ordem. Deus ordena que nos alegremos, com alegria e gratidão. O louvor se expressa por meio de cânticos espirituais. Louvar é elogiar a Deus por aquilo que ele é e fez. A alegria não é uma opção, mas um mandamento de Deus.

Um motivo. Porque o SENHOR consolou o seu povo. O Senhor é a fonte e o agente de toda a consolação. Ele, pessoalmente, poderosamente e intencionalmente consola. A palavra “consolar” significa “encorajar”, “animar”, “exortar”, “confortar”, “incentivar” e “animar”. Denota o ato de ficar ao lado de uma pessoa para encorajá-la enquanto estiver suportando as tragédias da vida e as duras provações espirituais.

Trata-se de um consolo exclusivo: o seu povo. Um grupo necessitado. Deus se compadece dos aflitos. Trata-se de uma simpatia divina, profunda e gentil, por alguém que está aflito. Principalmente, os aflitos que temem o seu nome e os que se arrependem do seu pecado. Aproprie-se desta promessa, ore, cante e desfrute do consolo divino.

  1. O Livro da Felicidade

Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo (Ap 1.3).

A Bíblia é o livro de Deus para o homem. É a revelação escrita de Deus. Sua origem é divina, suas doutrinas são santas, seus ensinos são úteis, seus princípios são eternos. Moody disse: “O estudo da Palavra de Deus traz paz ao coração. Nele vemos uma luz para cada escuridão, a vida na morte, a promessa do retorno de nosso Senhor, e a certeza da glória eterna”.

Esta promessa é para aqueles que buscam a felicidade. Seja feliz lendo a Bíblia. Aqui, refere-se à leitura pública das Escrituras, prática comum na adoração cristã. A leitura envolve a meditação e o estudo. Sproul diz: “Nós falhamos em nosso dever de estudar a Palavra de Deus, não tanto porque é difícil de entender, não tanto porque é maçante e chato, mas porque é trabalho. Nosso problema não é uma falta de inteligência ou uma falta de paixão. Nosso problema é que somos preguiçosos”.

Seja feliz ouvindo a Bíblia. A Palavra de Deus gera fé, produz a santificação e prepara para a glorificação. Calvino diz: “A não ser que a Palavra de Deus ilumine o caminho, toda a vida dos homens estará em volta em trevas e nevoeiro, de forma que eles inevitavelmente irão se perder”. A fé origina-se do ouvir a Palavra de Deus.

Seja feliz obedecendo a Bíblia. Obedecer à Palavra é o segredo para a sua felicidade. Seja diligente em seu estudo e prática. Na Bíblia, há luz para as suas trevas, direção para os seus passos e sucesso para os seus empreendimentos. Ela é a sua vida. Aproprie-se desta promessa, ore e prepare-se para a eternidade.

Texto do livro Meditando nas Promessas de Deus de Arival Dias Casimiro

Leia também 5 Promessas Bíblicas para os que estão angustiados

 

 

 

Comentários desativados em 5 Promessas Bíblicas para os que buscam Alegria