Promessas Bíblicas

5 Promessas Bíblicas para os que estão Angustiados

  1. Deus é Fortaleza na Angústia

O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam (Na 1.7).

Deus é perfeito em seu ser e no seu agir. A. W. Tozer disse: “A harmonia do ser divino é resultado não de um equilíbrio perfeito de suas partes, mas da inexistência de partes”. Ele é sem defeito. Thomas Watson disse: “Deus não pode enganar e nem ser enganado; não pode enganar porque é a verdade, nem ser enganado porque é sabedoria”. Ele é perfeito refúgio para o seu povo.

O que Deus é. Bom. Trata-se de uma característica de Deus como um ser moral. Ele é bom e a terra está cheia da sua bondade. Ele é bom naquilo que Ele é e faz. William Tyndale disse: “A bondade de Deus é a raiz de toda bondade; e a nossa bondade, se é que temos alguma, origina-se na bondade dele”.

O que Deus faz. É fortaleza. O “dia da angústia” é o tempo da provação, do teste e da tribulação. É o “dia mau” da perseguição, da tentação e da perda. Mas, Deus é fortaleza, refúgio e abrigo nesse dia. Ele é refúgio seguro para os necessitados e desanimados. Thomas Brooks disse: “Deus gosta mais de sorrir para o seu povo justamente quando o mundo mais o desaprova”. Deus é o lugar seguro onde uma pessoa pode se refugiar.

O que Deus sabe. Conhece. Deus é onisciente. Ele vê tudo e todos. E a sua onipresença é inseparável da sua onipotência. Thomas Books disse: “Assim como o cristão nunca está fora do alcance da mão de Deus, também não está fora do alcance do olho de Deus”. Ele está vendo você e suas lutas. Ele conhece você com o propósito de suprir suas necessidades. Abrace esta promessa e refugie-se em Deus.

  1. A voz do Choro

Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento (Sl 6.8).

O lamento ou o choro fala. Ele tem uma voz que é pronunciada numa língua universal. O choro do bebê fala de necessidade. O do arrependido fala de conversão. O do traidor fala de remorso. O choro de Jesus fala de amor e compaixão. O salmista Davi chora e derrama a sua queixa perante Deus. Ele rejeita a ira divina e clama por misericórdia. O rosto de um pecador nunca brilha tão bonito como quando é banhado com lágrimas penitenciais.

A promessa de hoje é para os que sofrem. O choro é uma forma de oração. O choro fala de sentimentos que não sabemos expressar com palavras. O choro é a oração em forma de líquido. Spurgeon disse: “É doce saber que nossas lágrimas são compreendidas, mesmo quando palavras falham. Vamos aprender a pensar em lágrimas como orações líquidas e de choro como uma goteira constante de intercessão importuna”.

O choro é uma oração irrecusável. Ele ouviu, ouve e ouvirá o choro do seu povo. Deus escuta os gemidos dos seus filhos. Se você está feliz, cante louvores ou ore com canções. Se você está sofrendo, faça oração com lágrimas. Lágrimas sinceras nunca retornam do trono da graça sem respostas graciosas.

O choro é uma declaração de impotência. O choro revela impotência diante de pessoas e circunstâncias. Choramos quando não sabemos o que dizer ou fazer. Thomas Brooks disse: “As lágrimas são uma espécie de orações silenciosas que irão finalmente prevalecer por misericórdia”. Tome posse desta promessa e chore na presença de Deus.

  1. Os Endereços de Deus

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos (Is 57.15).

Deus possui dois endereços: ele mora na eternidade ou no céu e habita com os humildes de coração. O orgulho é um pecado que Deus odeia. João Calvino disse: “Deus nunca receberá o que lhe é devido a não ser que sejamos totalmente reduzidos a nada, de forma que se veja claramente que tudo o que é louvável em nós não provém de nós”.

Deus deseja hoje restaurar o seu coração. Quem diz. Deus se apresenta com os nomes de: “Alto” e “sublime”, dois epítetos que se relaciona ao trono de Deus. O senhor está assentado no trono e reina soberanamente. Ele é também o “Santo” ou “o Santo de Israel”. Ele é Santo, Sagrado e Separado. Thomas Brooks disse: “ A santidade em anjos e santos não é apenas uma qualidade, mas em Deus é a essência dele”.

Onde ele mora. Ele habita no céu, na eternidade, num alto e santo lugar. “Alto” porque está acima de todo poder e autoridade. Esse local é “santo” ou sem a presença de pecado e impurezas. Mas, ele habita também naquele que tem o coração contrito, humilde, esmagado ou reduzido aos pedaços. John Favel disse: “Os que conhecem a Deus serão humildes; os que conhecem a si próprios não podem ser orgulhosos”.

Qual o seu propósito. O propósito de Deus é sarar, renovar e reviver os humildes. Deus é poderoso para ressuscitar, renascer e reviver alguém que estava destruído, desde que haja coração quebrantado. William Jenkyn disse: “A humildade é o ornamento dos anjos e a deformação dos demônios”. Agarre-se a esta promessa, ore e seja restaurado pelo Senhor.

  1. Deus ampara o seu povo

Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo (1 Sm 12.22).

Quantas vezes nos sentimos desamparados na vida. A sensação do desamparo é que ele foi esquecido, rejeitado e preterido por Deus. É algo devastador, que aperta o coração e pode gerar amargura e revolta contra Deus. Essa foi a experiência de Noemi. Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.

Esta promessa revela que Deus é o nosso amparo. A causa do seu amparo. Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome. A causa que leva Deus a amparar o seu povo é o seu próprio nome. O “grande nome”. Grande em poder, reputação e glória. Ele cuida do seu povo para que o seu nome não seja blasfemado ou desprezado entre os ímpios. O nome revela o caráter, o procedimento e o testemunho de Deus.

A sua presença amparadora. Não desamparará o seu povo. O verbo “desamparar” significa “empurrar para longe”, “abandonar”, “deixar só”. Deus não nos deixa sozinhos e ao léu. Ele nos ampara habitando conosco e nos transmite coragem, poder, motivação e direção.

O seu agir amparador. Porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo. A palavra “aprouve” significa “escolher fazer alguma coisa” É a decisão divina de agir em favor do seu povo. O seu agir é planejado. Ele age na hora certa, de modo certo e da maneira mais correta. A sua forma de agir é boa, perfeita e agradável. Ele age pessoalmente, intencionalmente e irresistivelmente. Tome posse desta promessa e ore pelo amparo divino.

  1. Promessa de Satisfação

Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida (Jr 31.25).

Deus fez o homem “alma vivente”. Ele possui corpo e alma. Isso faz com que o homem continue existindo após a sua morte física. O homem é eterno quanto ao seu destino. C.S Lewis disse: “Se eu tenho um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação é: eu fui feito para um outro mundo”. Como você está? Você está feliz e satisfeito?

A promessa de hoje é para satisfazer a alma. Quem satisfaz: Deus. Deus possui e dá vida abundante. Vida eterna, infinita e triunfante. Ele é o Deus da aliança, das promessas e da salvação. Todos necessitam da satisfação que só Deus pode dar. John Piper diz: “A coisa mais importante no mundo é sermos salvos, porque o propósito de sermos salvos é desfrutarmos a pessoa de Deus para sempre”.

A quem ele satisfaz: o homem. A palavra “alma” significa “hálito”, o “ser interior com seus pensamentos e emoções”. E por extensão “a pessoa toda”. C.S Lewis disse: “Você não tem uma alma. Você é uma alma. Você tem um corpo”. O homem precisa de satisfação completa: corpo, alma e espírito.

Porque ele satisfaz: a alma se cansa e desfalece. O pecado cansa e entristece o homem. O prazer e a satisfação oferecidos pelo pecado são falsos. Só Deus pode satisfazer o coração do homem. Dwight L. Moody afirma: “Não existe uma só alma desesperada para a qual Deus não tenha uma promessa específica”. Paul Washer disse: “ Se você é filho do Rei nada nesta Terra pode lhe satisfazer, a satisfação está nas coisas do alto”. Medite e ore esta promessa.

Texto do livro Meditando nas Promessas de Deus de Arival Dias Casimiro

Leia também 5 Promessas Bíblicas para uma Vida Triunfante

Comentários desativados em 5 Promessas Bíblicas para os que estão Angustiados