Promessas Bíblicas

4 Promessas Bíblicas para fortalecer sua FÉ

  1. Promessa sobre a Fé que opera Milagres

Jesus, porém, respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidares, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá (Mt 21.21)

Deus quer que vivamos pela fé. Sem ela é impossível agradá-lo. Somente através dela receberemos as bênçãos de Deus. Elisabeth Elliot disse: “ Você nunca entenderá por que Deus faz o que faz; basta crer nele, e isso é tudo o que é necessário. Aprendemos a confiar nele e como ele é”

Os discípulos ficaram maravilhados de como a figueira secou-se imediatamente. Jesus lhes responde com esta promessa: Se tiverdes fé. Mas, fé em quê? Fé na Palavra e nas promessas de Deus. Elas são eternas, infalíveis, eficazes e benéficas em seus propósitos. Elas são grandes, preciosas e exclusivas ao povo de Deus. Agostinho disse: “A fé é crer naquilo que não vês. A recompensa dessa fé é ver aquilo em que crês”.

Se não duvidardes. A palavra “duvidar” significa “hesitar” e “vacilar” no sentido de estar em discórdia consigo mesmo. George Muller diz: “A incredulidade não dá um passo sem explicações prévias. A fé não interroga, nem calcula, simplesmente confia”. A fé anula o eu orgulhoso, para que Deus possa agir sem barreiras. Quem duvida da Palavra de Deus não alcança e não recebe nada.

Fareis esta e outras coisas maiores. O monte aqui é símbolo de qualquer obstáculo ou dificuldade. Devemos crer que nada é impossível para Deus. Ele pode remover e solucionar qualquer problema e mudar qualquer circunstância. A fé ri do impossível, assusta Satanás, abençoa o crente e promove a glória de Deus.

  1. A Fé não é de Todos

Porque a fé não é de todos (2 Ts 3.2). 

A Bíblia revela o que precisamos saber e não o que queremos ou desejamos. Há certas verdades que são contrárias aos desejos humanos. Agostinho disse: “Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo”.

Esta promessa fala sobre “A fé não é de todos”. A fé é o meio pelo qual uma pessoa é salva. Ela é produzida pelo Espírito Santo no coração daquele que ouve o Evangelho. Envolve a mente, o coração e a vontade. A fé nos justifica diante de Deus e nos une a Cristo. É viva e produz frutos.

Os agraciados. A fé pertence aos eleitos. Paulo sabia que o seu ministério tinha um propósito: promover a fé que é dos eleitos de Deus. Ele estava disposto a suportar todo tipo de sofrimento, contanto que os eleitos obtivessem a salvação pela fé em Cristo. Zinzendorf disse: “Estou destinado a proclamar a mensagem, sem importar-me com as consequências pessoais que me sobrevirão”.

A fé não é de todos e não sabemos quem são os eleitos que irão recebê-la. Temos que orar e pregar a todos, esperando que Deus faça a obra de conversão. Chambers disse: “A oração não nos qualifica para maiores obras; a oração é a maior obra. A oração é batalha. Você luta em oração e as realidades acontecem. Que surpresa será descobrir, quando o véu for levantado, que almas foram ganhas por você, porque você tinha o hábito de receber suas ordens de Jesus Cristo”. Descanse nesta verdade bíblica, ore e pregue o evangelho.

  1. Corramos a Carreira da Fé

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembarcando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta (Hb 12.1).

A vida cristã é comparável a uma prova olímpica de atletismo. Ela é uma maratona de vários quilômetros. É uma prova que exige esforço e resistência. O autor usa a expressão corramos “ a carreira”. A palavra “ carreira” significa “uma prova rigorosa de resistência”. O autor grita: Continuem correndo.

O que fazer para correr melhor uma prova tão difícil? Olhe ao seu redor e se inspire nos heróis da fé. A expressão: grande nuvem de testemunhas refere-se aos “heróis da fé”. Eles são a prova de que é possível completar a carreira, pois Deus é fiel. Eles são motivação e inspiração para nós que corremos. Eles viveram em diversas épocas, enfrentaram as mesmas lutas que enfrentamos e foram vencedores.

Olhe para si mesmo. O atleta precisa melhorar o seu desempenho para alcançar o pódio. O cristão precisa desembaraçar-se de todo peso que o impede de correr. Amizades mundanas, vícios pecaminosos e atividades que não edificam e do pecado que fortemente o assedia. O pecado destrói a vida do cristão, minando as suas forças e o jogando ao chão.

Olhe para frente, para Jesus. Para correr bem é necessário focar naquele que venceu e que pode nos ajudar quando precisamos. Ele é o exemplo a ser seguido. Ele suportou a cruz, por causa da alegria que lhe estava proposta. Ele suportou oposição de pecadores inescrupulosos. Olhe para Jesus e não desista, não se canse e nem pare. Ele nos capacita a perseverar na fé. Siga em frente e cruze a linha de chegada. Medite e ore nesta porção bíblica.

  1. Desespero e Fé 

Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti (2Cr 20.12).

Desesperar é perder a esperança. Thomas Adams diz: “O desespero é a esperança totalmente morta; a presunção é a esperança totalmente louca”. Nenhum problema ou dificuldade pode levar o cristão ao desespero. Deus está no controle e tudo será resolvido.

Esta promessa é para os crentes com problemas. Impotência diante do problema. Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós. Um exército que reunia vários inimigos de Israel vinha em sua direção. O rei Josafá ora a Deus e reconhece a sua impotência. O inimigo é poderoso e ele não tem força suficiente para enfrentá-lo.

Incompetência para resolver o problema. E não sabemos nós o que fazer. O rei Josafá não sabe o que fazer. Ele está perdido, desorientado e paralisado pelo problema. Mas, precisamos encarar de forma positiva a situação. Henry Beecher diz: “As dificuldades são recados de Deus; quando nos são enviadas, devemos considerá-las prova da confiança de Deus – uma gentileza da parte de Deus”. As dificuldades só existem em nós e nunca em Deus.

Confiança em Deus. Porém os nossos olhos estão postos a ti. Olhar para Deus é confiar nele. O rei Josafá e todo povo de Israel oram a Deus. J. Blanchard disse: “ Quando os problemas encontram os cristãos orando, eles fazem mais bem do que o mal”. Deus responde a oração e luta pelo seu povo, dando-lhe uma vitória estupenda. Pare de olhar para as dificuldades e contemple ao Senhor. Ele lhe dará a vitória. Medite, ore a Deus, baseado nesta promessa.

 

Texto do livro Meditando nas Promessas de Deus de Arival Dias Casimiro

Leia também 4 Promessas para os Ansiosos e Estressados

 

Comentários desativados em 4 Promessas Bíblicas para fortalecer sua FÉ