Perguntas e Curiosidades Bíblicas

13 Perguntas Bíblicas sobre os Salmos – Parte 3

O livro dos Salmos consiste de 150 orações e hinos que foram usados pelo povo hebreu como parte de sua adoração pública e particular. Alguns são época de Davi, o grande rei de Israel, que pode ter sido o seu autor; outros foram escritos, provavelmente, após a época de Davi. Ricos em beleza e sabedoria, eles ainda hoje continuam a ser um componente importante da adoração judaica e cristã. Os Salmos expressam uma grande variedade de emoções humanas: da alegria ao medo; da confiança ao desespero.

1. O que fala o salmo 75 versículo 1?

“Nós te damos graças, ó Deus, nós damos graças. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.”.

Sempre dê graças a Deus. Por que você deve dar graças a Deus? Você sempre deve ser agradecido quando alguém é gentil com você. E quem é que consegue ser tão gentil quanto Deus? Ele lhe oferece um lar e um país livre onde viver. Ele fornece o alimento que você come e as roupas que você veste. Você pode até achar que consegue essas coisas pelo seu próprio trabalho ou pelo trabalho dos outros, mas é Deus quem lhe dá a oportunidade de aproveitar todas essas coisas boas e muitas outras. Ele até mesmo lhe proporciona o ar que você respira e lhe dá a vida momento a momento.

2. O que quer dizer o Salmo 82 versículo 6?

“Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Deus Altíssimo”.

Você é um filho de Deus? Todo mundo é filho de alguém. Você é filho dos seus pais. Se você saiu de casa e não quis mais pertencer aos seus pais, talvez você não sinta que seja mais o filho deles. Da mesma maneira, todos pertencem a Deus, porque ele é o Criador de todos. Entretanto, nem todos querem que Deus seja o seu Pai. Eles não querem pertencer a Deus.

Você só se torna um filho de Deus de fato quando vai a ele e diz: “Eu quero que o senhor seja meu Pai. Eu quero ser o seu filho”. Então, Deus o aceita como um membro da família dele. A partir de então, Jesus não é somente o seu Salvador, mas também o seu Irmão mais velho. Diferente dos seres humanos, Deus nunca morre. Ele quer ser o seu Pai para sempre. Sendo assim, Jesus será o seu irmão para sempre. Ele disse: “Eu nunca os deixarei” (Hb 13.5).

3. O que diz o Salmo 90 versículo 12?

“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio”

Peça sabedoria a Deus. Foi Moisés quem escreveu essas palavras. Ele percebeu que os seus dias na Terra eram poucos. Então, orou pedindo sabedoria. Depois do amor, o maior dom de Deus é a sabedoria. Você precisa de sabedoria para viver no mundo. Ele está ficando mais cheio, e há muitas vozes afirmando ser a voz da verdade, mas muitas delas são falsas. Você precisa de sabedoria para saber a diferença entre a verdade, mas muitas delas são falsas. Você precisa de sabedoria para saber a diferença entre a verdade e a mentira. O diabo veio há muito tempo atrás e enganou Adão e Eva (Ver Gn 3). Ainda hoje ele engana as pessoas da mesma maneira. Não importa quantos anos você tenha, é preciso pedir a Deus, todos os dias, sabedoria para distinguir o certo e o errado. Você também precisa passar algum tempo estudando a Palavra de Deus, diariamente. Se seguir essas duas orientações, você se tornará sábio.

4. O que o Salmo 100 versículo 3 nos ensina?

“Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos os seu povo, o seu rebanho”.

Deus nos fez para ele mesmo. Já dissemos várias vezes que Deus criou todas as coisas e que ele é o seu Criador também. Mas nós precisamos falar sobre por que Deus o criou. Talvez devamos perguntar, antes, por que você “cria” coisas. Você já fez alguma coisa com as suas próprias mãos, como uma pintura de um quadro, um móvel de madeira, ou desenhou uma roupa e costurou? Por que você fez essas coisas? Você as criou para que lhe dessem alegria e satisfação. Se aquilo que você fez ficou ruim, é bem provável que você o tenha refeito, na tentativa de não desperdiçá-lo e poder desfrutar do que criou. Deus criou você pelo mesmo motivo. Ele o criou para a satisfação dele. É triste dizer, mas nós desapontamos Deus por não sermos o que ele quer que sejamos. Porém, ele bolou uma maneira de voltarmos e deixarmos que nos refaça. Na verdade, ele quer que você e eu nasçamos de novo. Você já pediu ao seu Criador para ele fazer de você uma “nova pessoa”?

5. O que quer dizer o Salmo 110 versículo 1?

“O SENHOR Deus disse ao meu senhor, rei: ‘Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés’”.

Davi vê o Filho de Deus. Por volta de 1000 a.C., Davi viu Jesus como o Filho de Deus. Ele diz, no Salmo 110, como foi a visão de Deus, o Pai, ordenando ao seu Filho: “Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés”. Na visão de Davi, Jesus havia levantado dentre os mortos e subido ao céu. Lá, na sala do trono de Deus, o Pai ordenou que Jesus se sentasse e esperasse até que todos os seus inimigos fossem conquistados. Mais tarde, Jesus usou essas palavras para provar que ele era o Filho de Deus. Como Jesus poderia ser somente o “Filho de Davi” se Davi também o chamou de “Senhor”? Veja Mt 22.44. Jesus derrotou Satanás na cruz. Agora, nós também podemos esperar e ver todos os inimigos de Deus serem destruídos. Então, Jesus governará o mundo pelo qual morreu para salvar. Você pode ter paz, porque Jesus já conseguiu a vitória sobre a morte e o pecado.

6. O que o Salmo 119 versículo 97 nos ensina?

“Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo”.

Tenha pensamentos de Deus o dia todo. O autor desse salmo diz o quanto ele valoriza a Palavra de Deus. Ele amava tanto a Palavra de Deus que a gravou em sua memória. Então, aonde quer que fosse, o autor pensava nela “o dia todo”. Ele chama a Palavra de Deus de “lei” de Deus. A “lei” e a “Palavra” significam a mesma coisa. Esperamos que você grave a Palavra de Deus em sua memória, como o salmista. Fazer isso é o mesmo que ter os próprios pensamentos de Deus. Que maravilhoso é deixar de pensar da sua própria maneira e começar a pensar da maneira de Deus. Com facilidade, nossa mente se enche de pensamentos de ódio, tristeza e raiva. Mas a mente de Deus é cheia de amor, alegria e paz. O apóstolo Paulo disse que nós podemos ter “a mente do Senhor” (1Co 2.16).

7. O que nos ensina o Salmo 121 versículo 7?

“O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida”.

Deus o manterá seguro para sempre. Quanto mais cheio o mundo fica, menos segura a vida se torna. Nossas ruas estão abarrotadas de carros, os quais vivem se envolvendo em acidentes e causando a morte de pessoas. Doenças terríveis estão se propagando. As moradias estão se tornando escassas. O ar, a água e os alimentos estão poluídos. Até a agora, pode ser que esses problemas não o tenham afetado muito. Porém, mais cedo ou mais tarde, as pessoas terão de decidir o que farão em relação a esses riscos. Quando isso acontecer, no entanto, pode ser tarde demais. A Palavra de Deus diz que haverá grande sofrimento na Terra por causa da desobediência do homem (Veja Ap 16). Entretanto, você pode ficar seguro. Em Salmo 121.7 lemos: “O Senhor guardará você de todo perigo”. O salmo prossegue dizendo: “ele protegerá a sua vida”. Seu corpo pode morrer, mas Deus salvará aquela parte mais profunda de você, que nunca morre: a sua alma. Jesus morreu e ressuscitou para que a sua alma, sua parte imortal, sempre viva com ele (veja Jo 3.16).

8. O que o Salmo 130 versículos 1-2 quer nos dizer?

“Ó SENHOR Deus, eu te chamei quando estava em profundo desespero. Escuta o meu grito, ó Senhor! Ouve o meu pedido de socorro”.

Fale com Deus quando tiver medo. Às vezes, você não entende o mundo ao seu redor. Ele parece um lugar louco onde pouca coisa faz sentido. Não se preocupe. É capaz de você estar certo. O mundo é um lugar confuso, na maioria das vezes. Todos os dias ouvimos falar de atitudes terríveis de violência no mundo. Maridos e esposas se matam, pais matam seus bebês, pessoas inocentes são assassinadas nas ruas. Não é de se admirar que você tenha medo, às vezes. Algumas pessoas podem dizer tolices: “Não se preocupe, seja feliz!” Isso também não faz sentido. Se você está completamente sozinho no mundo, faz muito sentido se preocupar, às vezes. Somente um tolo poderia brincar com isso. É como avestruz que enfia a cabeça na areia! Mas você não está sozinho de verdade! Deus diz: “Segure a minha mão e fale comigo”. Tudo fará sentido quando você for até ele.

9. O que aprendemos com o Salmo 132 versículos 3-5?

“Eu não vou para casa, nem vou descansar; não vou me deitar, nem dormir enquanto não encontrar um lugar para o SENHOR, uma casa para o Poderoso de Jacó”.

Transforme o seu coração na casa de Deus. Nós já falamos bastante sobre quão grande Deus é. Mas você já pensou que ele também pode ficar pequeno, se quiser? O grande e eterno Filho de Deus ficou bem pequeno quando nasceu como um bebê, em Belém. Depois, ele viveu por mais de 30 anos em um corpo humano, como o seu. O Filho de Deus era Jesus. Algumas pessoas acham que só podem encontrar Deus em locais grandes, como no Grand Canyon, no monte Everest ou em uma catedral enorme, como a de Notre Dame, em Paris. Entretanto, apesar de esses locais parecerem grandes para nós, eles são muito pequenos para Deus. Para ele, é tão fácil viver em você como viver em uma construção enorme. Na verdade, Deus disse ao profeta Isaías que ninguém poderia construir um lugar grande o suficiente para ele. Porém, Deus também disse que viveria em pessoas comuns como nós (veja Is 66.1-2). Deus quer morar em você.

10. O que ensina o Salmo 143 versículo 8?

“Peço que todas as manhãs tu me fales do teu amor, pois em ti eu tenho posto a minha confiança. As minhas orações sobem a ti; mostra-me o caminho que devo seguir!”.

Deus o guiará. Uma bússola é a ferramenta mais valiosa que você pode ter quando se perde em uma floresta. Quando você está no mar e não consegue avistar terra alguma, também precisará de uma bússola para levá-lo a um porto seguro. Muitas pessoas no mundo são como marinheiros em alto-mar sem uma bússola. Elas não possuem qualquer guia para lhes mostrar como viver e, por isso, logo são levadas em direção ao perigo por homens maus. Você precisa de um guia para lhe mostrar como viver com felicidade no mundo. Algumas pessoas querem que você pense que o pecado lhe fará feliz. Mas isso não é verdade. Uma vez presas a ele, o pecado torna as pessoas extremamente infelizes. Deus guia você em direção à sabedoria, à alegria e à paz. O seu Espírito é como uma bússola viva que sempre lhe diz quando você está indo pelo caminho errado. Peça que Deus o guie “pelo caminho eterno” (Salmo 139.24).

11. O que aprendemos com o Salmo 144 versículo 15?

“Feliz a nação que tem tudo isso! Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR”.

Os cristãos são pessoas felizes. “Feliz o povo cujo Deus é o SENHOR!” Nem todo mundo que sorri ou dá gargalhadas é feliz. Às vezes, as pessoas riem porque não querem que os outros vejam quão tristes elas estão de verdade. Ás vezes, os cristãos ficam tristes também. Eles ficam tristes quando sabem que desobedeceram ao Senhor. Também seria muito estranho se não ficássemos tristes quando nossos entes queridos nos deixam ou morrem. Mas os cristãos costumam ser pessoas felizes. Eles sabem que pertencem a Deus e que ele cuidará deles para sempre. Nada no mundo jamais pode separá-los do amor de Deus (veja Rm 8.38-39). Deus até mesmo ordena que você seja feliz: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!” (Fp 4.4). Deus tem um bom motivo para mandar você ser feliz: ele deu o seu único Filho por você e ele o ama.

12. O que aprendemos com o Salmo 147 versículo 3?

“Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos”.

Deus cura os corações partidos. Às vezes, você ouve falar de pessoas que tiveram ataques cardíacos. Isso não é a mesma coisa que ter o coração partido. Um “coração partido” descreve as pessoas que perderam a vontade de viver. Dizemos que elas “perderam a esperança”. Há muitas pessoas com o coração partido no mundo. Deus se importa com elas. Precisamos dizer a essas pessoas que Deus quer curar o coração partido delas. O motivo pelo qual muitas pessoas estão com o coração partido é que elas não conhecem a Deus como ele realmente é. Durante toda a vida, elas agiram como se não precisassem de Deus. Elas podem até mesmo se tornar ricas e importantes. Então, um dia, perdem tudo. Todas as coisas para as quais viveram se vão: dinheiro, status, amigos… Algumas dessas pessoas dão fim à própria vida. Porém, muitas outras contam como Deus as resgatou quando estavam com o coração partido. Elas oraram e Deus as salvou.

13. O que ensina o Salmo 149 versículo 1?

“Cantem a Deus, o SENHOR, uma nova canção”.

Os cristãos têm uma nova canção. O que é essa nova canção? Davi fala sobre ela no Salmo 40.3: “Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus”. Nós aprendemos várias canções neste mundo. Algumas delas são grandiosas, como o hino nacional. Outras falam sobre o mal que habita no coração dos homens. O rock pesado costuma retratar temas assim. A “nova canção” dos cristãos é o louvor a Deus. Até que Deus tenha se mostrado para nós, não podemos louvá-lo, porque não o conhecemos. Então, quando vemos que coisa maravilhosa ele fez por nós ao nos salvar do pecado, não podemos deixar de louvá-lo. Em Apocalipse 14.3, vemos os salvos de Israel cantando essa “nova canção”. Não seria maravilhoso se todos pudessem cantar a nova canção da salvação? Esperamos que você possa, porque Deus o ama!

Texto: Bíblia das Descobertas

Veja também 12 Perguntas Bíblicas sobre os Salmos – Parte 2

 

Comentários desativados em 13 Perguntas Bíblicas sobre os Salmos – Parte 3